[EUA] O Coletivo de Construção Secreta dos Anarquistas Sigilosos

Em um canto adormecido de Connecticut, um grupo radical de esquerdistas está escapando após o anoitecer para enfrentar a crise dos sem-teto que se espalhou por todos os cantos da América.

Por Ella Fassler | 09/09/2021

Era 1 hora da manhã de uma sexta-feira no início de junho, e Hayward Gatch estava invadindo o que costumava ser um bairro, antes de ser arrasado pelo governo. Gatch manteve a cabeça oscilante, com seus cabelos amarrados para trás, enquanto se arrastava por um mar de artemísia, empunhando paletes de madeira e uma serra circular. Durante todo o tempo, ele usava uma camisa preta com um guaxinim malicioso ensanduichado entre as palavras “lixo” e “problema”. O pessoal do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Guarda Costeira adjacente e qualquer polícia local que pudesse estar em patrulha desconheciam sua presença.

Gatch, um andarilho que se tornou designer gráfico e depois se tornou carpinteiro freelancer, tinha se preparado cuidadosamente para este passeio. Fora do local, ele havia passado o dia pré-montagem do que viria a ser um novo lar para seu amigo sem moradia. Ele tinha aparafusado vários paletes de madeira para as paredes, cobriu-as com compensado, esculpiu uma porta e instalou uma janela. Depois, tal como desmontar um quebra-cabeças, ele extraiu as peças e carregou tudo na parte de trás de seu caminhão para remontar mais tarde.

As mariposas flutuavam pra fora do leito de carga quando Gatch partiu para a rodovia. Depois de uma viagem de 30 minutos, ele chegou no que melhor pode ser descrito como um lugar na periferia. Gatch estacionou seu caminhão perto do lote de arame farpado e percorreu a área. As costas estavam livres para a descarga de materiais. Esta foi a parte mais sensível da operação, ou assim me disseram depois de ter ligado uma lanterna sem querer e ter sido imediatamente solicitado a desligá-la. Como jornalista que só queria ser uma mosca na parede, eu rapidamente cumpri: Minha mente criou um flash de cena em que estávamos sendo algemados pela polícia.

Gatch dirigiu seu caminhão para um lugar que parecia “menos explanado”, como ele disse, enquanto eu me agachei nos arbustos. Com a eficiência de uma equipe de construção num prazo apertado, caminhamos através de um caleidoscópio de ervas e insetos relâmpagos para encontrar seu amigo, Adam O’Connor.

Descansando debaixo das copas de árvores espalhadas, a casa de O’Connor estava bem escondida. Com paredes demarcadas por arbustos de artemísia e um pedaço de accent – uma bela rocha maciça – parecia comum a apenas 6 metros de distância. Dentro, O’Connor, um homem da floresta com cabelos encaracolados, exibia uma tenda maltratada de um “quarto” e em outro onde residiria sua nova casa de paletes. “Ainda não consegui decidir se todos na vizinhança sabem onde estou e simplesmente não se importam”, diz O’Connor, “ou se ninguém sabe que estou de volta aqui. Ninguém olharia para este lugar e diria: ‘Oh, obviamente alguém mora lá'”.

E ninguém teria pensado oh obviamente uma equipe de auto-intitulados anarquistas está construindo uma casa com paletes naquela noite. Mas era isso que Gatch estava fazendo, como parte de uma iniciativa com o New London Mutual Aid Collective (NLMAC).

Ele carregou a madeira, o adesivo Weather Watch e a proteção de gelo e água do telhado para o espaço de O’Connor e começou a trabalhar. O processo de pré-montagem reduziu drasticamente o tempo de instalação e o barulho, minimizando assim o risco de atrair a aplicação da lei ou outros olhos curiosos.

Mesmo assim, a experiência era um risco. Para minimizar a probabilidade de ser visto, a equipe da NLMAC diz que não se aventurará a sair antes das 11h30 da noite. “Não queremos ser vistos jogando às vezes até 20 paletes na traseira da caminhonete na beira da estrada”, diz Gatch. “Mesmo que um policial não veja isso, é apenas muito estranho e chama a atenção indesejada”. Qualquer oportunidade em que as pessoas possam ver algo acontecendo, há uma possível fraqueza na segurança”.

Se forem pegos pela polícia, podem ser presos e atingidos com acusações de transgressão do Estado, que levam até um ano de prisão e uma multa de até US$ 2.000. Um confronto assim não seria sem precedentes. A cerca de uma hora de distância em Bridgeport, Connecticut, Chris Morse, 63 anos, está em um impasse contra o Estado por residir em uma minúscula casa que ele construiu em propriedade pública. Enquanto Gatch toma todas as precauções para evitar um cenário semelhante aqui, em outros cenários ele é mais ousado em confrontar a autoridade. Durante uma reunião cara a cara sobre a falta de moradias com o primeiro homem escolhido de Waterford Connecticut – um equivalente prefeito – Gatch ousou dizer: “Não há nada que você possa fazer para que eu pare de infringir a lei. Vou continuar fazendo isso… Não tenho medo de suas gaiolas”.

Por volta das 2 da manhã, Gatch nos avisou que duas viaturas policiais haviam parado na rua mais próxima. Mantivemos nossas vozes baixas. Aliviado, ele relatou que eles estavam lá para rebocar um veículo danificado. Gatch procedeu a recolocar as peças do quebra-cabeças de paletes e realizou seu teste de esforço padrão de ficar em pé no teto. O teto aguentou.

A NLMAC, co-fundada por Gatch e O’Connor em 2017, surgiu de um desejo de ir além das discussões abafadas e teóricas nos círculos esquerdistas. “Eu e outras duas pessoas começamos a nos sentir frustrados com o que para nós parecia ser uma abordagem excessivamente acadêmica que nunca acabava realmente tomando qualquer tipo de ação”, diz Gatch. “Então alguns de nós decidiram, bem, e se simplesmente fizéssemos a coisa? Tipo, ir fazer o esquerdismo”. O coletivo lançou uma loja gratuita, onde as pessoas se reúnem e compartilham alimentos, outros itens e serviços no centro de New London, uma vez por mês.

Como anarquistas, a NLMAC rejeita figuras de autoridade e hierarquias, enquanto promove a autonomia e a auto-organização da comunidade. Esta crença no que eles chamam de “agir como se já estivesse livre”, às vezes leva a confrontos com a polícia local. Em dezembro de 2020, a cidade de Waterford ordenou a limpeza do que as pessoas locais chamavam de “Tent City 2” – um acampamento para pessoas sem moradia. O’Connor, que estava livre na época, recusou-se a sair. A polícia “realizou várias batidas” e destruiu as primeiras casas de paletes do coletivo e todos os seus suprimentos, diz Gatch. “Isso nos privou completamente de toda a nossa infra-estrutura material”.

A comunidade ao redor, de acordo com Gatch, tem sido surpreendentemente solidária desde que o acampamento foi arrasado. “Essa traição atraiu muitas pessoas que estavam extremamente enojadas para comunicarem-se conosco”, diz ele. O desgosto se traduziu em um aumento das doações monetárias para sua iniciativa pallet-home, que eles decidiram chamar de iniciativa do Autonomous Community Assistance Bureau (ACAB), um riff off do slogan antipolícia “All Cops Are Bastards”. Desde então, eles instalaram sete casas de paletes em todo o Connecticut e Rhode Island.

“Quanto mais fotos postamos sobre essas coisas, mais as pessoas ficam entusiasmadas com elas”, diz Gatch. “A COVID realmente mudou o território ideológico em que muitas pessoas existiam; como algo tão utilitário quanto conectar pessoas com habitação costumava ser louco com muitas outras pessoas, mas não tanto mais”.

Cada casa é projetada sob medida com base nas necessidades particulares do residente. Restringido pelos limites naturais da casa, a de O’Connor era relativamente pequena e discreta. Outras são facilmente desconstruíveis e móveis. Algumas são fortemente isoladas com espuma rígida ou plástico bolha, que o coletivo retira livremente do lixo de uma loja de animais. Cada casa custa apenas algumas centenas de dólares ou menos e é robusta o suficiente para resistir a uma forte tempestade de neve ou chuva. “Quer você escolha usar esta estrutura como um abrigo temporário enquanto espera pela resolução no sistema de moradia oficial”, o coletivo explicou no Facebook, “ou se você está procurando um uso a mais longo prazo, estamos aqui para ajudar”.

Espalhar a palavra através do Facebook provou ser útil. A NLMAC conectou-se com Jesse Mcclain após ver o pedido de ajuda de Mcclain em um grupo de apoio aos sem-teto da Norwich no Facebook no inverno passado. A tenda de Mcclain continuou a cair durante tempestades de neve, colocando Mcclain em risco de asfixiar e congelar. Na falta de transporte público para o trabalho do Mcclain como mantenedor de um campo de golfe local, os abrigos locais não eram uma opção. Uma casa de paletes parecia ser uma solução adequada.

Em questão de dias, Gatch colocou paletes na parte traseira de seu caminhão e dirigiu até Mcclain, que estava escondido em arbustos de uma rua principal por volta da meia-noite. Eles rapidamente descarregaram os paletes juntos. Gatch moveu seu caminhão para um estacionamento próximo e caminhou de volta para o local, prendendo suas ferramentas dentro de seu casaco para minimizar a atenção. Enquanto isso, Mcclain colocava os paletes em formação. Entre o berro da serra, eles discutiram suas vidas e política sob as estrelas.

Mcclain ficou satisfeito com o resultado. “A diferença de temperatura, especialmente nas noites frias, é como se fossem uns bons 20 graus”, diz Mcclain.

Em Connecticut, em dezembro de 2020, estimava-se que 7.823 pessoas com menos de 25 anos de idade estavam “alojadas de forma instável” ou não alojadas. Estimativas confiáveis que avaliam a extensão da crise em todo o estado ou nacionalmente são difíceis de se obter. Mas não há como negar que as coisas provavelmente vão piorar ainda mais. Em 30 de junho, o governador de Connecticut Ned Lamont terminou a moratória estadual sobre despejos (enquanto reforçava algumas proteções para os inquilinos). O Centers for Disease Control and Prevention (CDC) estima que 30 a 40 milhões de pessoas nos Estados Unidos, incluindo cerca de 130.000 em Connecticut, poderiam estar em risco de despejo sem uma moratória. Após protesto público, a versão federal da moratória foi estendida até 3 de outubro. Durante o curto período de dois dias em que a proibição federal havia expirado, 154 famílias foram despejadas em Connecticut. Então, em 26 de agosto, a Suprema Corte bloqueou a prorrogação da moratória do CDC.

O que está por vir tem sido caracterizado como um “tsunami de despejos” pelas notícias. Uma pesquisa de Pulso Doméstico de Bureau do Censo dos EUA estima que 3,5 milhões de pessoas poderão ser despejadas nos próximos dois meses, em parte porque os governos estaduais e locais distribuíram apenas 11% dos 46,5 bilhões de dólares disponíveis através de programas federais de assistência para aluguel. A NLMAC está se preparando para a enchente com o que eles definem como uma demonstração de solidariedade – não caridade – pessoas sem moradia e com dificuldades que precisam de apoio. Isto significa que as pessoas que solicitam ajuda são bem-vindas para participar dos projetos do coletivo, embora certamente não seja uma exigência, e que o trabalho da NLMAC é dirigido pelas pessoas que solicitam ajuda. “Muito do que faremos é consultar as pessoas no local e tentar encontrar o que corresponde a três parâmetros diferentes”, diz Gatch. “O ideal é encontrar uma zona de cachos de ouro dos três: segurança, estar perto das comodidades e do conforto do residente”. Algumas pessoas preferem estar em um local relativamente remoto, enquanto outras escolhem recantos de terrenos não urbanizados dentro de uma cidade.

A seleção do local de O’Connor também engloba um quarto parâmetro, um de desafio cinematográfico: uma grande Foda-se para a cidade que deslocou uma comunidade unida, predominantemente idosa e operária no bairro de Fort Trumbull, o assunto do infame e histórico caso Kelo v. The City of New London, da Suprema Corte dos EUA.

A controvérsia começou por volta de 2000, quando a Câmara Municipal de Nova Londres e a New London Development Corporation (NLDC), uma organização privada sem fins lucrativos financiada pelo Estado, aprovaram um plano de desenvolvimento econômico para “revitalizar” a área em uma luxuosa “vila urbana” com centros de conferência, hotéis, escritórios e condomínios. A NLDC vendeu o terreno à Pfizer por US$ 10 e ofereceu à empresa uma redução de impostos de 80% para abrir um centro de pesquisa e desenvolvimento. Mas os residentes de Fort Trumbull eram obstáculos. A cidade avançou desocupando e destruindo cerca de 115 casas particulares no terreno. A nova Londres justificou suas ações através de leis de domínio eminentes, que dão ao governo o poder de apreender legalmente propriedades privadas para uso público. Alguns residentes e empresas processaram a cidade. A Suprema Corte de Connecticut decidiu a favor da Nova Londres, e em 2004 a Suprema Corte dos EUA aceitou o caso, e em uma decisão de 5 a 4 também tomou uma posição favorável à cidade, sustentando que a apreensão de propriedade privada como parte de um plano de renovação econômica qualificada como “uso público”.

A Pfizer deixou a área uma vez que seus benefícios fiscais expiraram em 2009, sem fornecer qualquer aviso prévio ao governo. E, ao que parece, a condição de planície de inundação do terreno – terreno baixo próximo a um rio – não é um ponto de venda para os desenvolvedores; a “vila urbana” nunca se materializou. “Acho que num sentido mais amplo”, diz O’Connor, “eu sou o último morador deste bairro”.

Em 2019, a NLMAC iniciou o Fort Trumbull Memorial Orchard no terreno. Lentamente, eles remediaram parte do solo, plantaram carvalhos e macieiras e instalaram uma placa que dizia “Um presente para o povo, recuperando a terra roubada pela ganância corporativa”.

A impopularidade da apreensão de domínio eminente agora proporciona ao coletivo uma camada de proteção. “Muito do trabalho que fazemos é difícil de demonizar”, diz Gatch. “Eles podem dizer que não somos as melhores pessoas. Mas é ruim para eles estar interrompendo um evento de doação. É ruim para eles destruir um pomar construído em vários acres de terra que foi roubado de um bairro. E claro, você sabe, roubado antes disso através da colonização”.

Quando o coletivo divulgou publicamente o pomar, gerou um zumbido surpreendentemente positivo na imprensa local. Mesmo a Renaissance City Development Association – anteriormente conhecida como NLDC – não repreendeu seus esforços. Pouco tempo depois, Gatch foi convidado a falar em uma conferência de desenvolvimento econômico da Nova Londres patrocinada pela cidade, onde ele defendeu a abertura da constelação de edifícios abandonados da cidade para uso fora do processo de licenciamento. “Naturalmente, as autoridades puseram um fim a essa discussão”, diz ele, “mas muitas pessoas foram expostas a idéias que nunca teriam sido antes, e que tudo aconteceu como resultado de uma violação flagrante da lei, então você sabe, isso é um tanto interessante”.

Foi aqui, há vários anos, no meio de atividades que quebram a lei como cultivar mostarda e sementes de girassol, que O’Connor tropeçou no local de sua futura casa de paletes. No início, ele apenas armazenava alguns itens no espaço. Ele se viu passando cada vez mais tempo entre as ervas e decidiu “armazenar [ele mesmo] lá”. Como um estudante de herbalismo no Three Rivers Community College em Norwich e um médico de rua, ele tem uma propensão para se familiarizar com os ritmos da folhagem natural do lote. Rosas selvagens, algas leiteiras e mullein acompanham a artemísia, e a artemísia de Saint-John surgirá naturalmente no final do verão.

O trabalho da NLMAC é de pequena escala, mas eles esperam que sua ação direta dê a outros o poder de criar de forma semelhante o mundo que desejam ver, sem a permissão de figuras de autoridade. Gatch, O’Connor e outros membros da NLMAC planejam criar um guia instrucional para a construção de paletes para pessoas que queiram fazer este trabalho em suas próprias comunidades. E enquanto isso, eles estarão se arrastando pela noite fora, navegando por ervas, gatos selvagens e muito mais, para ajudar a colocar telhados sobre as cabeças das pessoas, uma palete de cada vez.

Fonte: https://narratively.com/the-undercover-anarchists-secret-construction-collective/

Tradução > solan4s

agência de notícias anarquistas-ana

os fantasmas de cogumelos
viraram tinta:
pés nus no frio

Rod Willmot