[Espanha] Contra o aumento do custo de vida: autogestão e ação direta

Desde o Sindicato de Ofícios Vários da CNT-AIT Barcelona, nos juntamos à chamada da plataforma #TardorCalenta para este sábado 2 de outubro às 12h no Arc de Triomf.

Aumento indiscriminado da luz, salários congelados e de miséria, excesso de trabalho e horas extras, aumento da temporalidade e desemprego estrutural, inflação de produtos básicos de consumo, onda iminente de despejos, aumento do controle policial e ataques racistas, reforma previdenciária… Este é o panorama com o qual a classe trabalhadora começa este novo rumo depois que nos foi prometido que, quando a pandemia se desacelerasse, voltaríamos à normalidade.

Mas sempre fomos claros que a normalidade era o problema, e sempre mantivemos nossa posição firme sobre esta questão. Porque não esperamos e não vamos pedir ao Estado que nos salve ou resgate. Do poder, nada mais esperamos do que sua abolição. O anarcossindicalismo e o anarquismo obreiro combatem esta nova investida do capital desde baixo, dos bairros, das assembleias de trabalhadores nos locais de trabalho, sem nenhum outro benefício pessoal que não seja o de conseguir uma melhoria em nossas condições de vida coletiva. Com a convicção de que não haverá vida digna até a autogestão total em todas as áreas.

Nesta linha, estamos empenhados em realizar as seguintes propostas sobre questões trabalhistas aqui e agora:

– Aposentadoria aos 50 anos de idade com 100% do salário revisável de acordo com o custo de vida sob o controle dos sindicatos não vendidos.

– Redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais. Trabalhar menos para trabalharem todos.

– Aumentar o período de férias.

– Abolição de horas extras, tabelas de desempenho, pluriemprego, das agências de trabalho temporário (ETTs) e empresas subcontratadas.

– Controle por parte dos sindicatos não vendidos dos escritórios de emprego e das bolsas de trabalho.

– Controle dos trabalhadores sobre os Fundos de Garantia Salarial.

– Pagamento obrigatório das contribuições à seguridade social pelas empresas.

– Obrigatoriedade de contratação fixa, eliminando períodos de experiência. Eliminação de contratos intermediários.

– Salário Mínimo Interprofissional de 1300 euros garantido também para quem quer trabalhar, mas não consegue e serviços mínimos garantidos: luz, água e teto.

Estamos também cientes de que, para pôr fim a toda exploração e nossa precariedade, não nos valem palavras amáveis daqueles que nos submeteram a espancamentos e sentenças judiciais. Nenhum pacto magistral nos escritórios em troca de demissões e supostas melhorias foi uma vitória para a classe trabalhadora. Somente quando os ricos vêem seus bolsos ameaçados e o empresário sente o medo no seu próprio corpo é quando algo começa a mudar. O que é nosso não se pede, se toma.

É por isso que convocamos todo o anarcossindicalismo, o movimento libertário e a classe trabalhadora a virem à manifestação convocada para o dia 2 de outubro ao meio-dia no Arc de Triomf para despertar nossa consciência revolucionária de uma vez por todas, para lutar não apenas por um #TardorCalenta, mas pela autogestão total de nossas vidas.

NÃO QUEREMOS A PAZ, MAS A VITÓRIA

PARA A GREVE GERAL POR TEMPO INDETERMINADO

Sindicato de Ofícios Vários da CNT-AIT Barcelona

agência de notícias anarquistas-ana

Cada onda
reflete na areia
a nova lua cheia

Alice Ruiz