[Chile] Declaração sobre o ato de racismo e xenofobia em Iquique

Mais uma vez, vemos como o Estado, juntamente com aqueles que se escondem atrás de um falso patriotismo, encoraja um discurso de ódio contra os migrantes. Vimos que, diante da complacência das forças da ordem e no silêncio das pessoas que dizem ser amantes da paz, famílias com crianças foram violadas, gerando um terror de hordas que impiedosamente destruíram e atacaram aqueles que só estão à procura da possibilidade de iniciar uma vida digna longe dos governos ditatoriais e das crises econômicas que eles sofrem em seus locais de origem.

Este modelo de terror político que tem surgido fortemente nos últimos anos, sob a capa de uma política de ultra-direita, que se autodenomina liberal, mas, na prática, ela esconde uma ideologia fascista e conservadora. Estes grupos, assim como muitos outros como eles em vários países, criaram uma narrativa de que a imigração é uma ameaça e que se trata de um modelo de pessoa que é um criminoso, um traficante, em suma, pessoas sem moral que vem para destruir nossa sociedade.

Convidamos os trabalhadores a se solidarizarem, como pessoas exploradas e oprimidas, com os migrantes e suas famílias, para apoiar os processos de legalização do status de refugiado e proteger organizadamente os migrantes das hordas neonazistas.

O discurso de que os migrantes são preguiçosos, delinquentes ou traficantes, é o mesmo que os imigrantes italianos, alemães ou croatas da macrozona sul, onde usam o mesmo argumento: que os mapuches são preguiçosos, delinquentes e, agora que são até traficantes.

Ninguém é ilegal. Chega de violência das hordas nazifascistas disfarçados de liberais em suas várias identidades patrióticas. Como Solidaridad Obrera – AIT, expressamos nosso repúdio às manifestações de xenofobia e racismo demonstrados no norte do Chile, da mesma forma que estes grupos se expressam na Araucania com o mesmo ódio contra os povos originários.

Chega de xenofobia e racismo, chega de atrasar o processo de legalização com os migrantes. O governo que chamou os venezuelanos que sofrem com a crise causada pelo governo de Maduro para vir aqui deveria procurar uma alternativa viável em nível humanitário.

NENHUMA PESSOA É ILEGAL.

Solidaridad Obrera-AIT

Fonte: https://iwa-ait.org/node/977

Tradução > Liberto

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/09/29/chile-a-defesa-da-nacao-e-a-defesa-do-estado-e-a-exploracao/

agência de notícias anarquistas-ana

Ao romper da aurora
o sabiá dobra seu canto –
Só isso me basta.

Benedita Azevedo