[França] Suzanne Morain (1930-2021), uma resistente esquecida

A luta anti-imperialista marcou a vida desta antiga militante da federação comunista libertária, desde a guerra da Argélia até a solidariedade com a Palestina, passando pelo Vietnã e Kanaky.

Foi no início de 2000 que conheci Suzanne e Pierre Morain pela primeira vez, no Larzac. Tínhamos coletado seus testemunhos para um filme sobre a ação da Fédération communiste libertaire – Federação Comunista Libertária (FCL) em apoio à resistência argelina, em 1954-1957 [1]. Poucas pessoas conheciam sua história, incluindo seus vizinhos e companheiros em luta na época, e o filme foi uma oportunidade de revelar este passado.

Nascida em 14 de março de 1930 em Châteldon (Puy-de-Dôme), Suzanne Gouillardon era professora na região de Nièvre e membro do sindicato FEN (a tendência escolar emancipada) quando entrou para a FCL em 1955, no início da guerra argelina. Ela vendeu Le Libertaire nos cafés argelinos da capital e, no verão de 1955, partiu para fazer propaganda libertária durante as greves insurrecionais em Nantes.

De volta à Nièvre, ela participou das atividades clandestinas da FCL em apoio à independência argelina: transporte de armas e fundos, lançamento de panfletos sobre a parede do quartel de Nevers, transporte de rebeldes e insubordinados. Como “boa militante”, Suzanne também escreveu cartas de apoio a um companheiro da FCL encarcerado na prisão de Santé: Pierre Morain. Quando ela o conheceu em sua libertação da prisão, no final de março de 1956, foi rapidamente um romance. Ela estava presente em sua segunda prisão, em fevereiro de 1957, quando a FCL tinha ido para a clandestinidade. Grávida, ela foi presa e depois libertada. Ela casou-se com Pierre em 13 de junho de 1957, durante sua segunda detenção. Eles tiveram dois filhos, um menino e uma menina, o primeiro dos quais nasceu enquanto Pierre estava na prisão.

Suzanne continuou ativa na FCL clandestina até ser desmantelada pela repressão, em 1957. No final dos anos 60, ela participou dos comitês de base vietnamitas. Após o comício de verão de 1976 em Larzac, ela decidiu estabelecer-se com Pierre no planalto.

Nos anos 80, ela foi tesoureira da Fundação Larzac e ativa no apoio à FLNKS e à luta de Kanak. Em 2000, ela estava encarregada das missões civis para a proteção do povo palestino para o sul do Aveyron. Desde o início, ela esteve envolvida no movimento antiglobalização, participando fisicamente de vários grandes encontros. Ela estava estreitamente envolvida com a Confédération Paysanne, e seus últimos compromissos ativos foram com os ceifadores voluntários de OGMs (Organismos Geneticamente Modificados).

Após a morte de seu filho e depois de Pierre [2], ela foi para uma casa de repouso em Millau, isolando-se da atividade transbordante que havia guiado toda sua vida. Em 7 de julho, a justiça por um mundo melhor perdeu um de seus abnegados, mas oh, tão preciosa e cativante lutadora.

Daniel (UCL Aveyron)

[1] Une résistance oubliée (1954-1957). Des libertaires dans la guerre d’Algérie, film en libre accès sur Vimeo, 31 mn.

[2] Alternative libertaire, juillet-août 2013.

Fonte: https://www.unioncommunistelibertaire.org/?Suzanne-Morain-1930-2021-une-resistante-oubliee

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Como que levada
pela brisa, a borboleta
vai de ramo em ramo.

Matsuo Bashô