
Em 16 de outubro passado a CNT apoiou a manifestação em defesa das pensões que aconteceu em Madrid, convocada pela Coordenadora Estatal pela Defesa do Sistema Público de Pensões (COESPE)
25000-30000 manifestantes chegados de todos os rincões do estado espanhol iniciaram uma marcha desde o congresso dos deputados até a Puerta del Sol, mostrando seu desacordo com o Pacto de Toledo e a reforma das pensões que querem aprovar pela mão de José Luis Escrivá.
Com o lema: “Luta por umas pensões dignas” a comitiva cenetista dentro da mobilização formou bloco próprio na zona dos sindicatos, justo depois dos blocos por território, onde também participaram pessoas de diferentes partes do estado.
Em dita mobilização a CNT não quis deixar passar a preocupação pelos milhares e milhares de trabalhadores e trabalhadoras hoje na ativa que, após esta reforma somada às anteriores, põe em autêntico risco a manutenção de umas pensões dignas no futuro para estas pessoas.
A manifestação foi alegre e reivindicativa, servindo de ponto de encontro para uma multidão de pessoas vindas de diferentes territórios, organizações sociais e sindicais, sendo patente a ausência de dois agentes ativos contra o sistema publico de pensões dentro do pacto de Toledo, que são a CCOO [central sindical] e a UGT [central sindical].
A manifestação terminou na Plaza del Sol onde companheiros e companheiras de COESPE, Conchita Rivera, Ciriaco e Ramón Franqueza, explicaram aos participantes como ficava a situação da luta pela manutenção de um sistema de pensões, a exigência de aumento das pensões mínimas e não contributivas, até alcançar os 1.084 euros que propõe a Carta Social Europeia, a melhora nas pensões de viuvez para romper a brecha de gênero, a denúncia que os gastos que não correspondem à caixa das pensões pode supor entre 200.000 e 600.000 milhões de euros, por isso pedem uma auditoria, etc. E também se comemorou a maior mobilização de pensionistas de todo o estado que se realizou em 16 de outubro de 2019.
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Os lambaris
Estão brincando de pega-pega
Nas águas cristalinas.
Jhonathan Arruda Gouveia
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!
Vida longa à uaf! Vida longa ao anarquismo!