[Espanha] Crônica da manifestação de 16 de outubro, da Caixa de pensões o que nos sobram são ladrões

Em 16 de outubro passado a CNT apoiou a manifestação em defesa das pensões que aconteceu em Madrid, convocada pela Coordenadora Estatal pela Defesa do Sistema Público de Pensões (COESPE)

25000-30000 manifestantes chegados de todos os rincões do estado espanhol iniciaram uma marcha desde o congresso dos deputados até a Puerta del Sol, mostrando seu desacordo com o Pacto de Toledo e a reforma das pensões que querem aprovar pela mão de José Luis Escrivá.

Com o lema: “Luta por umas pensões dignas” a comitiva cenetista dentro da mobilização formou bloco próprio na zona dos sindicatos, justo depois dos blocos por território, onde também participaram pessoas de diferentes partes do estado.

Em dita mobilização a CNT não quis deixar passar a preocupação pelos milhares e milhares de trabalhadores e trabalhadoras hoje na ativa que, após esta reforma somada às anteriores, põe em autêntico risco a manutenção de umas pensões dignas no futuro para estas pessoas.

A manifestação foi alegre e reivindicativa, servindo de ponto de encontro para uma multidão de pessoas vindas de diferentes territórios, organizações sociais e sindicais, sendo patente a ausência de dois agentes ativos contra o sistema publico de pensões dentro do pacto de Toledo, que são a CCOO [central sindical] e a UGT [central sindical].

A manifestação terminou na Plaza del Sol onde companheiros e companheiras de COESPE, Conchita Rivera, Ciriaco e Ramón Franqueza, explicaram aos participantes como ficava a situação da luta pela manutenção de um sistema de pensões, a exigência de aumento das pensões mínimas e não contributivas, até alcançar os 1.084 euros que propõe a Carta Social Europeia, a melhora nas pensões de viuvez para romper a brecha de gênero, a denúncia que os gastos que não correspondem à caixa das pensões pode supor entre 200.000 e 600.000 milhões de euros, por isso pedem uma auditoria, etc. E também se comemorou a maior mobilização de pensionistas de todo o estado que se realizou em 16 de outubro de 2019.

Fonte: https://www.cnt.es/noticias/cronica-de-la-manifestacion-del-16-de-octubre-de-la-caja-de-las-pensiones-lo-que-nos-sobran-son-ladrones/

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/10/08/espanha-contra-a-privatizacao-do-sistema-publico-de-previdencia-e-pelos-direitos-sociais/

agência de notícias anarquistas-ana

Os lambaris
Estão brincando de pega-pega
Nas águas cristalinas.

Jhonathan Arruda Gouveia