[Itália] Sobre os eventos em Trieste. Crônica e considerações sobre uma luta No Green Pass

Há algumas semanas, a cidade periférica de Trieste está no noticiário nacional e internacional, primeiro por causa das grandes manifestações contra o Green Pass (passe sanitário e vacinal imposto pelo governo) e depois após o desalojamento promovido pela polícia em frente ao porto em 18 de outubro. Antes de tentar esboçar algumas considerações, é necessário reconstruir os acontecimentos dos últimos meses.

Já no final da primavera haviam ocorrido várias manifestações contra a vacinação obrigatória, organizadas pelas diversas associações No Vax (Aliser e Comilva), que têm uma longa história em Trieste, e pelo recém-nascido movimento do partido 3V (que surgiu em nível nacional de antigos membros do partido 5 estrelas). Estas iniciativas tiveram uma base muito ampla, como no resto da Itália, e se concentraram na liberdade de escolha, promovendo os chamados “cuidados domiciliares”. Os grupos de direita e extrema-direita, embora tenham aparecido nesses espaços, não desempenharam um papel, diante do movimento.

A situação mudou no final do verão, quando alguns indivíduos do movimento (pertencentes e não pertencentes a coletivos existentes) decidiram formar uma assembleia e tentar tomar as ruas sobre estas questões (ao que se acrescentou a questão do Green Pass) tentando “influenciar” os espaços a partir da esquerda. Uma primeira manifestação viu a participação de trezentas pessoas, seguido por uma procissão de quase duas mil para chegar ao segundo (realizado alguns dias após a notícia do Green Pass obrigatório no local de trabalho) que veria cerca de dez mil pessoas. A explosão deste movimento (assim como no resto do país) levou a uma ampliação da organização da assembleia que se tornou, naquele momento, a “Coordenação Nogreenpass” e se expandiu para os componentes No Vax mencionados acima, mas não apenas, e viu a participação nas reuniões de quase uma centena de pessoas.

Embora a cabeça dessas marchas seja ocupada por camaradas, com uma bandeira bilíngue em italiano e esloveno, e nenhuma tricolor seja vista (bandeiras de qualquer tipo são proibidas), a composição inclui tudo e o contrário de tudo: de fascistas de todas as tendências, a negadores puros, de muitos esquerdistas a qualunquistas de vários tipos, de ultras (historicamente de direita aqui) a setores de trabalhadores. Esta mistura problemática provoca fortes discussões dentro das realidades do movimento em Trieste (coletivos, sindicatos, associações…) e todas as realidades veem dentro delas posições muito diferentes: desde aqueles que se jogam de corpo e alma nesta mobilização (e também aqui sobre por que existem posições diferentes), até aqueles que vão de uma forma muito crítica, até aqueles que se recusam até mesmo a pôr os pés lá. Enquanto isso, na terceira marcha (que também foi muito bem atendida) os estivadores do Coordinamento Lavoratori del Porto di Trieste (Clpt) – Coordenação dos Trabalhadores do Porto de Trieste – participaram com sua própria seção visível (o Clpt é a realidade mais forte e organizada dentro do porto que, depois de ter se federado com o Usb por alguns anos, saiu de uma forma ruim). Embora não tenha uma posição política precisa, a maioria de seus aderentes oscila entre a simpatia pela independência e uma forte proximidade com os componentes de direita, em particular os ultras.

Em 11 de outubro, dia da greve geral nacional convocada pelos sindicatos de base, houve duas marchas distintas: pela manhã, a convocada pelos sindicatos de base (Cobas, Usb e Usi) que contou com a participação de cerca de mil pessoas, e à tarde, a convocada pela CLPT (que havia aderido à greve somente sobre a questão do green pass) e a coordenação nogreenpass que contou com 15.000 participantes.

A marcha matinal contou com uma participação significativa de camaradas de várias tendências que não haviam participado das marchas contra o Green Pass dos dias anteriores e que estavam felizes em sair às ruas sem presenças desconfortáveis ou discursos ambíguos sobre a pandemia. Em todo caso, o dia 11, com a enorme participação na marcha da tarde, confirmou o caráter de massa, interclasse e extremamente contraditório do movimento contra o Green Pass.

No dia seguinte, a Clpt anunciou que a partir de 15 de outubro bloquearia o porto até que o Green Pass fosse retirado, mesmo recusando-se a fornecer almofadas gratuitas para os estivadores dizendo que eles se recusavam a ser privilegiados em comparação com outros setores de trabalho. No dia 14 de outubro, entretanto, a próprio Clpt recuou e chamou apenas uma guarnição em frente ao portão 4 do porto, sem a intenção de bloquear as mercadorias ou os trabalhadores que queriam ir ao trabalho.

Desde o início da manhã de 15 de outubro, milhares de pessoas (incluindo delegações crescentes de fora da cidade) afluíram ao Portão 4, que se tornou imediatamente o símbolo nacional de resistência contra o Green Pass. A composição é a mesma – muito transversal – das marchas das semanas anteriores; o porto, mesmo com fortes atrasos devido a cerca de 50% dos trabalhadores ausentes, continua a operar.

Nos dias seguintes, o espaço em frente ao portão 4 foi transformado em uma espécie de festa permanente com música, comida e dança, com uma contínua ida e volta tanto da cidade como do exterior. A participação dos estivadores, porém, e isto já era evidente no sábado 16, diminuiu progressivamente para algumas dezenas, reunidas em torno de seu porta-voz Stefano Puzzer, que havia se tornado famoso em nível nacional. Também apareceram personagens incontornáveis como Montesano, Paragone e o ex-general Pappalardo, assim como a presença constante de fascistas, em particular da Casapound, que estavam presentes em massa de toda a região desde sexta-feira. Os camaradas que teimosamente continuam presentes aparecem cada vez mais sobrecarregados com a variada massa de pessoas de fora.

Na segunda-feira 18, como todos sabem, as forças da desordem chegam para evacuar a guarnição. Um despejo muscular e determinado, no qual, no entanto, é claro que a ordem não é para massacrar as pessoas presentes (que de qualquer forma são cerca de mil ou dois mil), mas apenas para removê-las permanentemente do portão do porto. É assim que os canhões de água e o gás lacrimogêneo fazem seu trabalho sujo, acendendo um choque que, embora à distância, continuará até a noite, com o lançamento de garrafas e latas de lixo derrubadas (serão, acima de tudo, mesmo que não só, os componentes de direita e ultras que serão os protagonistas desta segunda parte do dia). A maior parte do povo, no entanto, derramou-se no centro da cidade em uma marcha não autorizada até convergir para a Piazza Unità, que se tornou imediatamente o novo coração do protesto. Para a adormecida cidade de Trieste, porém, é um evento “de momento”.

À tarde, os estivadores se reúnem com o prefeito e obtêm uma reunião com um emissário do governo para o sábado 23. Neste ponto, porém, especialmente a partir de terça-feira 19, grupos místicos, newage, espiritualistas, fundamentalistas católicos, negacionistas e No Vax de outras cidades aparecem em grande número, transformando o protesto em uma feira do absurdo, atingindo alturas inimagináveis de surrealidade.

Imediatamente depois, a CLPT emitiu um comunicado liberando Puzzer de sua posição na Piazza Unità; a partir daquele momento, por alguns dias, os estivadores desapareceram completamente do local, só para reaparecerem no sábado. A próxima reviravolta é que Puzzer anuncia o nascimento do “Comitê 15 de outubro” liderado não somente por ele mesmo, mas também por pessoas de fora da cidade e em particular por Dario Giacomini, radiologista e ex-candidato ad Casapound. Este é mais um passo para marginalizar ainda mais o componente de “esquerda” representado pela Coordenação Nogreenpass.

Enquanto isso, a Prefeitura e a Sede da Polícia iniciam uma campanha de imprensa terrorista preventiva, tendo em vista as jornadas de sexta-feira e sábado em que anunciam a chegada de 20 mil pessoas, entre as quais alguns poucos de “Blackbloc” (afinal, estamos no vigésimo aniversário de Gênova), tanto que a Prefeitura fecha bibliotecas e museus. A pressão é tão grande que o Comitê de 15 de outubro cancela o protesto planejado na sexta-feira, pedindo às pessoas que se manifestem em suas próprias cidades, e pede apenas uma guarnição no sábado de manhã.

Na sexta-feira, a cidade foi completamente militarizada, e uma dúzia de mandados de viagem foram emitidos (sem nenhuma razão real além de serem militantes conhecidos) para aderentes do Casapound e outros nazistas, e também para dois anarquistas de Trento. Apesar disso, várias centenas de pessoas ainda estarão na Piazza Unità o dia todo.

No sábado 23 de outubro, o Comitê de 15 de outubro se reuniu com o Ministro Patuanelli, conforme previsto, reiterando suas exigências: não ao Green Pass e à vacinação obrigatória e um pedido de desculpas pela intervenção policial na segunda-feira 15. Obviamente, o ministro se limitou a dizer que “apresentaria um relatório ao governo”. Na coletiva de imprensa posterior na praça, que contou com a presença de cerca de mil pessoas, Puzzer confirmou que as mobilizações iriam adiante.

A crônica acaba aqui. Poderíamos preencher páginas e páginas com considerações sobre o que está acontecendo, mas, por razões de espaço, limitar-me-ei a alguns breves pontos.

1) O tópico da luta contra o Green Pass (e especialmente sobre como realizá-lo) é um tópico altamente conflituoso e polarizador do debate, e obscurece praticamente todos os outros tópicos. Neste sentido, a denúncia do Green Pass como arma de distração em massa é certamente precisa e infelizmente dramaticamente verdadeira.

2) Na minha opinião, é impossível continuar a luta contra o Green Pass sem enfrentar a questão da vacina, que é o verdadeiro problema em jogo.

3) Reclamar a liberdade de escolha de tratamento como primeiro ponto sem combiná-lo com uma luta pela liberalização das patentes de vacinas para que todos os habitantes do planeta tenham realmente a chance de decidir é, em minha opinião, uma visão extremamente falsa a partir de uma perspectiva privilegiada de primeiro mundo.

4) O pedido de tampões gratuitos para todos, que poderia/deve tornar-se um dos pontos principais das mobilizações atuais, não está sendo agitado porque existe uma hegemonia cultural dos componentes explicitamente No Vax.

5) Mesmo quando à frente deste movimento há camaradas que tentam dirigir a luta em uma direção não desigual, se não for feita a escolha imediata de estabelecer palavras de ordem claras e discriminatórias, ao custo de trazer menos pessoas às ruas, não há como conter as derivas mais reacionárias. Neste sentido, a política de “frentes comuns” a qualquer custo mostra mais uma vez todo o seu perigo.

É evidente que a situação permanece complexa, que nenhum de nós tem soluções prontas e que o debate deve continuar.

Um companheiro de Trieste

Fonte: https://umanitanova.org/sui-fatti-di-trieste-cronaca-e-considerazioni-su-una-lotta-no-green-pass/

Tradução > Liberto

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/10/22/italia-um-porto-uma-anomalia-uma-faisca/

agência de notícias anarquistas-ana

Se afasta a lanterna
Sumindo na escuridão —
O canto do cuco.

Shiki