[Espanha] Nova localização da Biblioteca Anarquista La Maldita

Os tempos mudam, as ideias permanecem.

Passaram 12 anos desde que a biblioteca começou como um projeto, muito aconteceu desde então.

Ultrapassamos muitos obstáculos e tropeçamos um pouco. As nossas costas são suficientemente fortes para assumirmos os êxitos e erros que cometemos, sem termos de nos reinventar, consideramo-los parte da aprendizagem e do trabalho diário, sem fórmulas mágicas ou mantras que ofuscam a capacidade de análise e de ação. Como um velho pedreiro anarquista que já nos deixou costumava dizer, “temos de fazer, sem medo de cometer erros, com humildade para aprender, mas temos de fazer” e é isso que estamos a fazer, meu amigo Lucío, é isso que estamos a fazer.

Se há uma coisa de que somos claros, e a experiência tem-nos mostrado, é que nestes tempos o anarquismo e os espaços libertários têm ainda mais razões para existir do que quando começamos, já em 2009.

A necessidade de transformar a sociedade e confrontar o capitalismo e o seu sistema predatório com a vida está a tornar-se urgente. Como anarquistas, as opções autoritárias, delegativas e parlamentares não nos seduzem porque as consideramos estéreis e enganosas face à mudança de que necessitamos, sendo o único caminho a revolução social. Não procuramos conquistar o poder, mas sim eliminá-lo. Não queremos ser oprimidos, nem oprimir.

É a partir desta lógica que surge a biblioteca como um anseio e reflexo dos ateneus libertários que nos anos 20 surgiram no calor do sindicato e que complementaram o projeto revolucionário de que precisávamos e necessitamos.

A biblioteca é um espaço à margem da lógica mercantil onde se pode encontrar uma grande coleção de livros em empréstimo gratuito com mais de 1000 exemplares catalogados por temas e gêneros no âmbito do pensamento crítico.

Um arquivo de cartazes, documentos e fanzines a partir dos anos 90 que refletem a evolução e trajetória do movimento libertário.

Uma videoteca que nos aproxima das realidades e lutas de outros lugares através do formato audiovisual.

Uma biblioteca infantil com um espaço para os mais pequenos.

Um modesto projeto editorial a partir do qual podemos dar as nossas contribuições.

Uma distribuidora de material libertário.

O modelo organizacional é baseado na montagem, horizontal e autogerida, sem líderes que nos traem, sem subsídios que condicionem o nosso discurso e prática, tornando possível enfrentar o atual sistema de dominação sem concessões ou laços. A nossa intenção era e ainda é ir além das quatro paredes do espaço e ter impacto na rua, praticando a solidariedade, o apoio mútuo e a ação direta nos conflitos e processos políticos que nos rodeiam.

Um espaço de encontros e formação, onde se realizam apresentações de livros, palestras, debates, workshops, projeções e exposições, para tecer afinidades e simpatias que nos aproximam desse horizonte chamado utopia.

As portas estão abertas. Venha conhecer a La Maldita!

Hoje, como ontem, continuamos a levantar o nosso punho no ar.

Por ocasião desta mudança de endereço, estamos agora localizado na Calle Pablo Cassal número 17 (Gamonal, Burgos).

A Biblioteca Anarquista La Maldita

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

campo de primavera
aonde irá essa gente?
de onde será que vem?

Shiki