[Itália] Operação Sibilla: novo golpe contra os anarquistas

A enésima operação repressiva (chamada “Sibilla”) teve na quinta-feira (11/11) como alvo os anarquistas na Itália. Os jornais nos dizem que a ROS Carabinieri realizou numerosas buscas nas províncias de Cagliari, Cosenza, Cremona, Gênova, Lecce, Massa, Perugia, Roma, Taranto e Viterbo.

Alfredo Cospito, prisioneiro anarquista em Terni, foi detido (sic!) e Michele, uma companheira em Spoleto, foi colocada sob prisão domiciliar, com uma pulseira eletrônica. Também em Spoleto, o “Circolaccio Anarchico”, um espaço anarquista, foi revistado.

Quatro outros companheiros estão sujeitos a várias formas de controle judicial (proibição de deixar o município de seu domicílio, obrigação de comparecer a delegacia de polícia semanalmente para assinar recibo de ciência).

A investigação, iniciada em 2018 pelo Ministério Público de Milão em colaboração com a Procuradora-Adjunta Manuela Comodi de Perugia (província onde se localiza Spoleto), sob a supervisão da Procuradoria Nacional Antimáfia e Antiterrorista, tem como alvo especial o jornal Vetriolo. Os compas são acusados (além das eternas 270bis: “associação para fins de terrorismo ou subversão da ordem democrática”) de “provocação a crimes e delitos a ordem política e social” e “provocação a crimes e delitos com o agravante de terrorismo e subversão da ordem democrática”.

Solidariedade!

agência de notícias anarquistas-ana

O ar a tremular —
A cada golpe da enxada
O cheiro da terra.

Rankô