[Portugal] Lançamento: “Viver a Utopia – 5 ilhas de um arquipélago disperso”

Viver a Utopia – 5 ilhas de um arquipélago disperso” é o 10º livro publicado pela Barricada de Livros, um coletivo editorial anarquista baseado em Lisboa (Portugal), e o 1º a ser também impresso no Brasil.

Neste livro dão-se a conhecer 5 experiências práticas protagonizadas por anarquistas, abertas ao mundo e que, apesar de serem ilhas pequenas rodeadas por um mar imenso e adverso, já perduram há muitos anos, em lugares e atividades diferentes: Diony-Coop, uma cooperativa autogerida de consumo alimentar em Saint-Denis, uma cidade-satélite de Paris; Elèuthera, uma editora com sede em Milão; Paideia, uma escola na cidade espanhola de Mérida; Soma, uma terapia concebida pelo multifacetado anarquista brasileiro Roberto Freire; por fim, Urupia, uma comunidade agrícola na região italiana da Puglia.

Através da divulgação destas 5 experiências concretas, a Barricada de Livros pretende mostrar que o anarquismo não é sinônimo de confusão ou de violência, como proclama o discurso das classes dominantes, e que é possível uma outra forma de viver, de produzir, de estar em comunidade.

A multiplicação de experiências como estas contribuirão para pôr um fim à inevitabilidade e à resignação com que as pessoas encaram a presença do Estado e do capitalismo no quotidiano das suas vidas.

>> No Brasil, pedidos ao Centro de Cultura Social de São Paulo: 35 reais + porte dos correios. Contato: ccssp@ccssp.com.br

agência de notícias anarquistas-ana

o tempo ainda não passou
canta no galho mais alto
o sabiá-laranjeira

João Angelo Salvadori