
|| Campanha para ajudar a construir um projeto sobre o (bi)centenário da independência sob uma perspectiva anarquista ||
A p r e s e n t a ç ã o
Podcast, grupo de estudo e cinema sobre o (bi)centenário da independência. O nome é uma homenagem ao texto Paz Burguesa da anarquista Maria Antônia Soares.
O presente projeto envolve a realização de um grupo de estudo on-line, um podcast de 12 episódios e uma projeção de cinema sobre o (bi)centenário da Independência do Brasil, tendo como base os escritos da anarquista brasileira Maria Antônia Soares.
O podcast tem como objetivo compreender o centenário da independência, como era o Brasil naquela época com reverberações no hoje. Serão 12 episódio que serão pensados ao longo de 4 meses de encontros de um grupo de estudo com trabalho em conjunto com o podcast Fagulha, com a historiadora Beatriz Silvério, com o historiador Thiago Lemos e com o antropólogo Wander Wilson.
A projeção de cinema será uma releitura do cinejornal Ipiranga (domínio público), de Armando Pamplona, 1922. O vídeo a ser reeditado possui 10 minutos e mostra trabalhadores construindo o Parque da Independência. Na proposta estará em destaque o gesto de quem construiu o Parque. O filme será exibido em uma única sessão de cinema e apenas para 50 pessoas. Caso a meta 2 seja completamente alcançada, a projeção será acompanhada de música ao vivo.
O nome do projeto é uma homenagem ao texto Paz Burguesa da Maria Antônia Soares, os escritos da anarquista sobre o centenário da independência serão o pano de fundo de todo o projeto.
O projeto é uma consequência de outras propostas sobre o bairro, como: rotunda, Arquivo 17, Sou Aquela Mulher do Canto Esquerdo do Quadro, idealizados por Fernanda Grigolin há mais de uma década. Fernanda também guarda materiais sobre o bairro desde 1998.
São 3 metas: a primeira permite o grupo de estudo e o podcast; a segunda, a sessão de cinema e a terceira garantiria uma transmissão ao vivo da experiência no cinema.
>> Mais infos (ajudar na campanha), clique aqui:
https://benfeitoria.com/1922?mc_cid=28e1ff89ac&mc_eid=8caea939b8
agência de notícias anarquistas-ana
Leve brisa
aranha na bananeira
costura uma folha.
Rodrigo de Almeida Siqueira
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!