1922-2022: a hipocrisia é a arma indispensável à boa diplomacia

|| Campanha para ajudar a construir um projeto sobre o (bi)centenário da independência sob uma perspectiva anarquista ||

A p r e s e n t a ç ã o

Podcast, grupo de estudo e cinema sobre o (bi)centenário da independência. O nome é uma homenagem ao texto Paz Burguesa da anarquista Maria Antônia Soares.

O presente projeto envolve a realização de um grupo de estudo on-line, um podcast de 12 episódios e uma projeção de cinema sobre o (bi)centenário da Independência do Brasil, tendo como base os escritos da anarquista brasileira Maria Antônia Soares.

O podcast tem como objetivo compreender o centenário da independência, como era o Brasil naquela época com reverberações no hoje. Serão 12 episódio que serão pensados ao longo de 4 meses de encontros de um grupo de estudo com trabalho em conjunto com o podcast Fagulha, com a historiadora Beatriz Silvério, com o historiador Thiago Lemos e com o antropólogo Wander Wilson.

A projeção de cinema será uma releitura do cinejornal Ipiranga (domínio público), de Armando Pamplona, 1922. O vídeo a ser reeditado possui 10 minutos e mostra trabalhadores construindo o Parque da Independência. Na proposta estará em destaque o gesto de quem construiu o Parque. O filme será exibido em uma única sessão de cinema e apenas para 50 pessoas. Caso a meta 2 seja completamente alcançada, a projeção será acompanhada de música ao vivo.

O nome do projeto é uma homenagem ao texto Paz Burguesa da  Maria Antônia Soares, os escritos da anarquista sobre o centenário da independência serão o pano de fundo de todo o projeto.

O projeto é uma consequência de outras propostas sobre o bairro, como: rotunda, Arquivo 17, Sou Aquela Mulher do Canto Esquerdo do Quadro, idealizados por Fernanda Grigolin há mais de uma década. Fernanda também guarda materiais sobre o bairro desde 1998.

São 3 metas: a primeira permite o grupo de estudo e o podcast; a segunda, a sessão de cinema e a terceira garantiria uma transmissão ao vivo da experiência no cinema.

>> Mais infos (ajudar na campanha), clique aqui:

https://benfeitoria.com/1922?mc_cid=28e1ff89ac&mc_eid=8caea939b8

agência de notícias anarquistas-ana

Leve brisa
aranha na bananeira
costura uma folha.

Rodrigo de Almeida Siqueira