“Uma bala no coração de Alexis para fechar o círculo da onipotência da máquina estatal. Uma mancha de sangue na rua Messolonghiou para abrir o círculo da rebelião que destruiu a ordem legal e semeou caos e anarquia em todas as cidades pela Grécia.” – Nikos Romanos, Réquiem para uma Jornada Sem Retorno
Hoje, 06/12/2021, faz 13 anos desde que o Estado grego assassinou o anarquista Alexis Grigoropoulos. Alexis foi baleado por dois policiais, E. Korkoneas e V. Saraliotis, no bairro de Exarchia, seguindo confrontos menores com a polícia. Tão logo a notícia do assassinato de Alexis se espalhou, teve início uma insurreição espontânea. Protestos, motins, expropriações e ocupações de edifícios públicos foram apenas algumas das expressões coletivas da fúria. Apesar das tentativas do Estado e do capital de despolitizar o assassinato, não devemos esquecer que Alexis foi morto por conta de suas convicções políticas – ele desafiou na prática a autoridade da polícia e, por extensão, a do Estado. Essa é a violência enfrentada diariamente por aqueles cuja existência o Estado julga indesejada, aqueles que são uma ameaça à ordem social.
13 anos depois, o espírito da revolta de dezembro está vivo na resistência do movimento Anarquista/Antiautoritário. Como anarquistas, colocamo-nos em solidariedade com todas as insurreições contra o aparato estatal pelo mundo, presentes e futuras. Nossas lutas acontecem em nossas ruas e bairros, em nossos locais de trabalho, escolas e universidades. Nós reivindicaremos nosso espaço e nossas vidas.
DE ATENAS À ESCÓCIA, INSURREIÇÕES NÃO SÃO UMA UTOPIA.
POLICIAIS-FASCISTAS-ASSASSINOS
Clydeside Anarchist Noise
Fonte: https://athens.indymedia.org/post/1615830/
Tradução > Sky
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Fina chuva inútil
fundo musical
a flauta casual
Winston
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!
Um puta exemplo! E que se foda o Estado espanhol e do mundo todo!
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…