[México] Convocatória: Em seus 40 anos como preso político, atuamos pela liberdade de Mumia Abu-Jamal

Convidamos você para um ato de apoio a Mumia Abu-Jamal em frente à embaixada dos EUA no México às 12h do sábado, 11 de dezembro, seguido de um evento cultural na Casa Ocupa Chiapas, Toledo 22, às 14h, com a participação de Guerrilla Bang Bang, Luna Negra, La Mala Mata, Indiosindios Lopez, Eva Palma, Argelia Guerrero e Saicosoma com sua performance Whole Lotta Love. Não percam tudo isso.

Muitos de vocês conhecem o caso deste jornalista, escritor e ativista afro-americano. Ele foi condenado à morte por ter sido um lutador social com os Panteras Negras nos anos 60 e por agir contra a polícia da Filadélfia com seu jornalismo combativo nos anos 70. Talvez você tenha lido seus ensaios nas mídias livres ou um dos 13 livros que ele escreveu desde sua cela de prisão. Talvez você o considere uma inspiração, um professor, um irmão.

Mumia passou quase três décadas em total isolamento no corredor da morte, incapaz de tocar, abraçar ou apertar a mão de outro ser humano. Estas condições são agora reconhecidas como tortura por especialistas em direitos humanos. O pretexto para sua falsa incriminação foi o assassinato do policial Daniel Faulkner em 9 de dezembro de 1981. Talvez você tenha se juntado às mobilizações internacionais que impediram sua execução duas vezes nos anos 90 ou mesmo foi preso por isso aqui no México. Ou talvez você tenha participado de ações de apoio a ele nos últimos anos. Em 2011, sua sentença foi convertida em prisão perpétua e seus inimigos esperam que ele apodreça na prisão. Nós, por outro lado, nos unimos a sua base de apoio na Filadélfia e a seus apoiadores em muitas partes do mundo, num esforço para trazê-lo de volta para casa.

Durante todos estes anos, os inimigos de Mumia organizados na Ordem Fraterna de Polícia, apoiados por graduados funcionários, políticos e pela mídia dominante, falharam em silenciar sua voz. Como muitos outros presos políticos, ele não perde suas forças, mesmo nas condições mais vulneráveis. Sua palavra contra o terror policial, o encarceramento em massa e a tortura nas prisões chega agora aos cantos mais distantes do mundo, provocando a raiva entre os poderosos. Embora as mentiras da acusação contra ele tenham sido completamente desacreditadas e suas manobras racistas expostas, os políticos da cidade da Filadélfia e do estado da Pensilvânia estão mais investidos do que nunca em silenciar este escritor, simplesmente para proteger sua base de poder construída em grande parte sobre seu caso.

Em outubro passado, Mumia foi um dos presos políticos destacados no Tribunal Mandela, onde juristas internacionais consideraram os Estados Unidos culpado de genocídio devido a sua longa história de escravidão; os assassinatos policiais de negros, pardos e indígenas; o encarceramento em massa no qual a escravidão é tornada constitucional pela 13ª Emenda à Constituição; a criminalização das presas e presos políticos e prisioneiros de guerra, e as torturas utilizadas contra eles, incluindo o confinamento solitário por décadas; o racismo ambiental; e as profundas desigualdades na saúde pública.

Devido a sua própria força e apoio de um movimento internacional, Mumia superou a hepatite C, glaucoma, cataratas em seus olhos, o COVID, insuficiência cardíaca congestiva, cirrose hepática e uma condição de pele debilitante que resulta em coceira constante em todo o seu corpo. Ele agora está se recuperando da cirurgia cardíaca e de maneira surpreendente recuperou grande parte de sua vitalidade.

No plano jurídico, Mumia tem recebido um mau julgamento ultimamente, apesar de ter provas significativas em seu favor. Nós o apoiamos em seus apelos, mas estes podem levar muitos anos, e é por isso que estamos exigindo sua exoneração agora.  Em várias partes dos Estados Unidos, os governadores exoneraram recentemente vários prisioneiros, sendo o mais recente Kevin Strickland no estado do Missouri. Por que Mumia não se beneficiou de tal gesto? Há apenas uma resposta. O medo que muitos políticos têm da polícia organizada. Mas seu poder não é invencível. Isto pode ser visto na recente libertação de alguns prisioneiros políticos nos EUA que também enfrentaram forte oposição policial, incluindo Jalil Muntaqim, Russell ‘Maroon’ Shoatz e David Gilbert.

Liberdade para Mumia Abu-Jamal, liberdade para os presos políticos, abaixo os muros da prisão!

amigosdemumiamx.blog

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/12/07/eua-marcha-para-mumia/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/12/06/eua-libertem-mumia-agora/

agência de notícias anarquistas-ana

sob a janela
o gato prepara o salto
como sempre faz

Fred Schofield