[EUA] História e assuntos atuais da IWW

Preâmbulo da Constituição IWW:

● A classe operária e os patrões não têm nada em comum. Não pode haver paz enquanto a fome e a necessidade forem a realidade de milhões de trabalhadores e alguns poucos, entretanto os patrões, têm todas as coisas boas da vida.

● Entre essas duas classes, a luta deve continuar até que os trabalhadores do mundo se organizem em classe, tomem posse dos meios de produção, ab-roguem o sistema salarial e vivam em harmonia com a terra.

● Acreditamos que a centralização da gestão das indústrias cada vez em menos mãos deixa os sindicatos incapazes de enfrentar o poder cada vez maior da classe patronal. Os sindicatos promovem um estado de coisas em que grupos de mulheres trabalhadoras acabam competindo entre si dentro das mesmas indústrias, derrotando uns aos outros em uma guerra de salários. Além disso, os sindicatos ajudam os patrões a enganar os trabalhadores fazendo-os acreditar que a classe trabalhadora tem interesses em comum com seus patrões.

● Essas condições podem mudar e os interesses da classe trabalhadora só podem ser defendidos por uma organização formada de tal forma que todos os seus membros de qualquer setor, ou de todos os setores se necessário, parem de trabalhar quando houver greve ou desligamento em algum departamento, então se mexem com um de nós, mexerão com todos nós.

● Em vez do slogan conservador “Um dia justo de pagamento por um dia justo de trabalho”, devemos escrever em nossa bandeira o slogan revolucionário: Abolição do sistema salarial.

● É a missão histórica da classe trabalhadora acabar com o capitalismo. O exército da produção deve ser organizado, não apenas para a luta diária com os capitalistas mas também para continuar a produção quando o capitalismo for derrotado. Organizados industrialmente estamos formando a estrutura da nova sociedade dentro de um molde antigo.

Fundada em 1905, Trabalhadores Industriais do Mundo ou Industrial Workers of the World (IWW) apresentou à América do Norte uma alternativa ao sindicalismo da Federação Americana do Trabalho ou American Federation of Labor’s (AFL), oferecendo sindicalismo setorial. Enquanto a AFL buscava o sindicalismo organizando os trabalhadores de acordo com suas habilidades e sindicatos localmente – inicialmente excluindo mulheres, pessoas de cor e muitas vezes imigrantes – a IWW buscava o sindicalismo com o objetivo de organizar para todos as trabalhadores do mesmo setor dentro do mesmo sindicato – incluindo os excluídos pela AFL.

Na convenção de fundação da IWW; sindicalistas radicais, socialistas e anarquistas se juntaram para formar este novo sindicato e cujos princípios constituem o preâmbulo da constituição, enraizado na luta anticapitalista e revolucionária, em nítido contraste com os de o AFL. Alguns dos fundadores e primeiros wobblies – um termo usado para se referir a pessoas pertencentes ao IWW – mais proeminentes foram: William D. Haywood, conhecido como “Big Bill”, da Western Federation of Miners (um sindicato de trabalhadores de mineração com sede no oeste dos Estados Unidos e na província canadense de British Columbia); Daniel De Leon, do Socialist Labour Party (o Socialist Labour Party é o partido socialista mais antigo dos Estados Unidos); Eugene V. Debs, do Partido Socialista da América, Mary Harris Jones, conhecida como “Mother Jones”; Lucy Parsons; Thomas Hagerty; William Trautmann; Vincent Saint John; Ralph Chaplin; Elizabeth Gurley Flynn; James Conolly; James P. Cannon e muitos mais. Essas pessoas não apenas moldariam a IWW, mas desempenhariam papéis muito significativos nos movimentos operários e revolucionários.

A IWW cresceu rapidamente nos anos que antecederam a Primeira Guerra Mundial, obtendo grande sucesso na organização desses setores negligenciados e com os trabalhadores excluídos pela AFL. No nordeste dos Estados Unidos, ela organizou várias paralisações de trabalho em siderúrgicas e fábricas têxteis, com exemplos notáveis sendo a “Greve dos Carros de Aço Prensado” de 1909 em McKees Rocks, Pensilvânia; ou a “Greve Têxtil Lawrance” de 1912 em Lawrence, Massachusetts. No oeste dos Estados Unidos, a IWW organizou trabalhadores em minas, madeira e agricultura, realizando greves tão notáveis como as da “Organização dos Trabalhadores Agrícolas” que ocorreram entre 1915 e 1917 ou as greves do “Sindicato Industrial dos Trabalhadores Madeireiros” (sindicato do setor de madeira) que ocorreu entre 1916 e 1917.

No entanto, quando a Primeira Guerra Mundial começou, a clara oposição da IWW à guerra chamou a atenção do governo federal e de vários governos estaduais. Leis foram aprovadas com o objetivo de criminalizar o sindicalismo que levou à prisão de militantes da IWW. A organização também foi alvo de ataques durante o primeiro “Red Scare”: Perseguição do governo anticomunista e antianarquista de grupos revolucionários e pacifistas opostos à Primeira Guerra Mundial.

Nas décadas seguintes, através de um período de baixa adesão devido à repressão, o legado do sindicalismo setorial IWW e da democracia de base influenciou a formação de novos sindicatos, incluindo o “United Electrical, Radio and Machine Workers of America” (UE) (indústria ferro e aço) e o “Congress of Industrial Organizations” (CIO), uma federação de sindicatos com presença nos Estados Unidos e Canadá que atuou de 1935 a 1955. Nos anos seguintes, várias leis foram aprovadas exigindo que os sindicatos assinassem “juramentos anti-comunistas”. A IWW foi um dos poucos resistentes que se recusou a assinar esses juramentos e embora isso tenha impactado na possibilidade de crescimento da organização, resultou em uma base composta por pessoas com verdadeira consciência de classe. Os membros da IWW desempenhariam um papel muito significativo na agitação e educação da classe trabalhadora em toda a América do Norte.

Em 2016, a estrutura da IWW mudou com a formação da “Regional Administration” (RA). Os RAs funcionam como a organização central da IWW, mas dentro de sua própria jurisdição geográfica prestando serviços aos membros desse território. Antes dessa reorganização todos os membros da IWW eram fornecidos pela Administração Geral, cuja sede fica em Chicago, Illinois. Os ARs são regidos pelos “Princípios e Regras Orientadores Internacionais” da IWW e podem coordenar uma Convenção Internacional entre si. Os dois RAs atualmente em vigor na IWW são a Administração Regional da América do Norte (NARA) – composta principalmente pela IWW através dos Estados Unidos, Canadá e México – ; e um para País de Gales, Irlanda, Escócia e Inglaterra (WISERA) – que consiste no IWW na Europa e Austrália. Além dos RAs, existem os Comitês de Organização Regional (ROC) que criam sua própria administração em menor escala. Junto com o NARA, há o Comitê de Organização Territorial Canadense (CANROC), e junto com WISERA está o Comitê de Organização Regional da Área de Língua Alemã (GLAMROC) e o Comitê de Organização Regional da Austrália (AUSROC).

Em 2017, o NARA-IWW juntou-se à Confederação Internacional do Trabalho, uma associação internacional de sindicatos revolucionários de todo o mundo.

O número de membros do NARA cresceu rapidamente nos últimos cinco anos, com algumas de suas maiores seções – Sindicatos do Setor – sendo as de mulheres trabalhadoras no setor de Educação e Pesquisa, Direito e Finanças, Alimentos e Comércio, Comunicação e Tecnologia de Impressão e Publicação. Além desses sindicatos setoriais, há muitas campanhas ativas para organizar os centros de trabalho. A IWW também permite que os membros de outros sindicatos se associem sem perder nenhum membro – conhecidos como titulares de cartão duplo – que capacitam as táticas e estratégias da IWW dentro de outros sindicatos. Da mesma forma, a IWW continua a construir seu Comitê Organizador de Trabalhadores Encarcerados, uma seção dentro da IWW liderada por trabalhadores encarcerados cujo objetivo é abolir a escravidão nas prisões e que fez parte da coalizão que levou em 2016 à maior greve penitenciária da história do Estados Unidos. Unidos.

Fonte: https://www.cnt.es/noticias/historia-y-actualidad-de-la-iww/

Tradução > GTR@Leibowitz__

agência de notícias anarquistas-ana

areia quente
pés descalços
corrida para o mar

Carlos Seabra