[Grécia] Tessalônica: Tirem as Mãos da Ocupação Biologica! | Semana solidária: 10-17 de janeiro de 2022

Chamamos por uma semana em solidariedade à terra libertada e ocupada da Biologica Squat, de 10 a 17 de janeiro de 2022. Chamamos para que esta semana seja uma outra razão para revolucionários, indivíduos e coletivos, na Grécia, na Europa e no mundo inteiro, demonstrarem sua solidariedade por todos os meios possíveis, de todas as formas que julgarem adequadas, pelos 34 anos de terras libertadas da Biologica Squat, as quais agora estão sob ameaça de despejo. Todo despejo tem seu preço. Prepare-se, cuide-se, solidariedade é a nossa arma.

Tirem as Mãos da Ocupação Biologica!

Na quinta-feira, 18 de novembro de 2021, percebemos algumas “mudanças” dentro do edifício da Biologica e, mais especificamente, na área do saguão; a instalação de placas de gesso bloqueava metade do espaço ao deixar um corredor entre as duas entradas do edifício. Ainda tiveram a audácia de deixar marcas distintas nas paredes, inclusive na parede da ocupação, ao prever sua demolição.

Depois de uma pesquisa relacionada no Ministério de Governança Digital e no “Diaygeia” Programme (plataforma online do governo), percebemos que, em 16 de setembro de 2021, foi deliberada a construção para um projeto de 1.320.600,00 de euros com o assunto: “PLANTA DO ESPAÇO INTERNO DO DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA NO TÉRREO PARA AS NECESSIDADES DA S.O.S. (School of Sciences, Escola de Ciências, o prédio adjacente)”. Seu plano requer que o projeto em questão seja entregue dentro de 16 meses a partir de sua publicação – da assinatura do acordo e dos planos, fica claro que pretendem transformar a área ocupada em uma “sala de espera”, algo “muito necessário” para a operação da escola. De fato, parece pelo acordo que a demolição das paredes está marcada para um período de até 4 meses a partir da assinatura (ou seja, até a metade de janeiro), o que torna a ameaça de despejo uma ameaça direta. Reitores e desenvolvedores da universidade já tomaram medidas para a reconfiguração dos espaços “utilitários” e sua finalização.

A Ocupação Biologica, sendo um espaço consistente de resistência pelos últimos 34 anos dentro do campus universitário da Aristotle University of Thessaloniki (AUTH), já recebeu diversos grupos, indivíduos, ideias e ações que não se limitam por fronteiras, barras e cercas. Atualmente, a ocupação provém espaços para a ocupação Terra Incognita, o Solidarity Fund for Prisoners and Persecuted Fighters e a Biologica, que se coordenam pela assembleia político-administrativa do espaço autogerido. Em separado das atividades de grupos e coletivos, várias iniciativas individuais acontecem no local, as quais almejam a difusão de ideias e propaganda por meio de ferramentas de contra-informação, autodidática e “fermentação” de tópicos referentes a lutas estudantis e lutas sociais mais amplas de dentro e fora do campo metropolitano.

Essa atividade geral do espaço se ergue como um obstáculo à normalidade dominante da doutrina “paz-ordem-segurança” e isso perturba o aparato estatal, que lança um ataque brutal. Despejos de espaços autogeridos e ocupações acontecem desde sempre na história de movimentos anarquistas e radicais; sendo assim, no último período, reconhecemos um agravamento no esforço de reprimir vozes que encorajam a resistência e a mobilização ao lado do governo democrático de Mitsotakis. Com as ferramentas de criminalização e de transformação dos espaços e indivíduos de resistência em alvos, ataques diretos às estruturas do espaço universitário têm o intuito de ganhar controle absoluto e de alcançar seus planos de gentrificação e de controle social mais amplo. Contam as ações: os despejos das ocupações da propriedade universitária – Terra Incognita, Rosa Nera, Vankuver Apartman -, o espaço autogerido A.S.O.E.E, os ataques à F.E.P.A e os danos extensivos nos espaços políticos ocupados, o futuro de contratação de guardas de segurança “especiais”, a inserção de máfias de drogas dentro das universidades, até a paródia recente da mistura do DNA e a perseguição de 14 militantes da Reitoria ocupada de NTUA em Atenas.

O espaço ocupado da Biologica foi escolhido por sua posição dentro do campus, é um ponto fixo de referência e uma parte integral de suporte prático e solidariedade às lutas estudantis contra o projeto de lei anti-educação de Kerameos-Chrissochoidis (Lei nº 4777/2021), a reestruturação geral da educação e a criação de uma força policial universitária. Essa lei, que foi votada da noite para o dia em meio a uma pandemia, é sobre a base mínima de ingressos, remoção de estudantes, questões disciplinares, bem como a entrada controlada nas universidades. Com essa lei como pretexto, abre-se caminho para a abolição de fato do asilo universitário e a prevalência do controle total, da vigilância e da exclusão de atividades e projetos políticos da comunidade universitária; trata-se de uma tentativa de esterilizar e despolitizar as lutas passadas e as presentes emergindo nas universidades através da abolição recente do asilo universitário.

A colaboração entre Estado e capital gostaria que continuássemos calados, mas temos outras intenções para seus planos repressivos de gentrificação. Vistos os procedimentos policiais, nós nos opomos à opressão e propomos auto-organização e solidariedade a nível local e internacional. Nesse contexto, formamos uma assembleia solidária aberta contra a ameaça de despejo da Biologica Squat. Coletivos e indivíduos, escolhemos defender a Ocupação Biologica política e socialmente, bem como emocionalmente, já que, para nós, é um ponto de encontro integral com eventos e estruturas de solidariedade e luta. Por esse procedimento em particular, tentaremos ser um obstáculo ao ataque que está por vir e prevení-lo coletivamente.

Nem um passo atrás, 34 anos não são suficientes

Nenhuma ameaça do Estado ficará sem resposta

Solidariedade com as ocupações e lutas estudantis

Assembleia aberta para a defesa da Ocupação Biologica

Fonte: https://enoughisenough14.org/2021/12/24/thessaloniki-hands-off-the-biologica-squat-solidarity-week-10-17-of-january-2022/

Tradução > Sky

agência de notícias anarquistas-ana

Vendaval. Nas nuvens,
veloz desfila o falcão:
um surfista no ar.

Ronaldo Bomfim