[Canadá] Um Mistério de Sacco e Vanzetti com uma reviravolta moderna

Por S. Laplage

Uma revisão de “Suosso’s Lane” de Robert Knox (Web-e-Pub 2016). web-e-books.com/suosso/paperback.html

Durante o medo vermelho após a Primeira Guerra Mundial, Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti foram os candidatos perfeitos para o assassinato judicial. Italianos, imigrantes e anarquistas.

Eles foram condenados em 1921 por assassinarem um pagador e um guarda durante um assalto à mão armada na Slater and Morrill Shoe Company em Braintree, Massachusetts. Embora a inocência se tornasse cada vez mais evidente, eles foram executados na cadeira elétrica em 1927. Manifestações em massa protestando contra o julgamento e o veredicto aconteceram em toda a América do Norte e no mundo.

Minha cabeça estava girando depois de terminar este romance poderosamente escrito. A qualidade da prosa é impressionante. O autor Robert Knox, romancista e poeta, que cobre as artes para The Boston Globe, parece um candidato improvável para escrever um romance tão simpático a seus personagens anarquistas, mas ele os traz à vida de uma forma maravilhosa.

A história vai e vem facilmente entre os primeiros anos do século 20, o julgamento e morte de Sacco e Vanzetti, um policial morto nos anos 40, e o presente, seguindo diferentes pessoas ligadas às vítimas do Estado e das campanhas anti-imigrantes e anti-anarquistas.

Isto é literatura, não um curso de história. Vividamente encontramos as horríveis condições de trabalho e de vida que as pessoas suportaram, as atividades de anarquistas, alguns conhecidos, que agem em reação à sua opressão e prisão e deportação de seus camaradas, as batidas dos Palmer e o medo vermelho.

Os personagens são bem desenvolvidos. Alguns muito humanos, com dúvidas e falhas, incluindo homens e mulheres de diferentes classes sociais que defendem Sacco e Vanzetti, e os descendentes dos dois anarquistas que aparecem como parte de um mistério em desenvolvimento.

Outros são desumanos. Desde os capatazes que tratam os trabalhadores como bestas de carga, a polícia que ataca os grevistas, até o juiz, advogado de acusação e governador de Massachusetts que condenam os anarquistas inocentes à morte.

Mas a história não permanece no passado. Levando ao quase presente, o autor tece a questão da ganância (uma fundação do capitalismo), um assassinato não resolvido nos anos 40 (quem matou o policial e por quê?), e uma carta muito procurada relacionada com o julgamento de Sacco e Vanzetti.

Um repórter de um jornal regional, um professor de história, um assistente social, o proprietário de uma loja de revenda em busca de fama e um proprietário de restaurante ganancioso disposto a fazer qualquer coisa, estão fluidamente integrados à história. Todos eles querem a carta. Até que ponto eles irão para encontrá-la?

Não deixe que as 570 páginas do romance o assustem. Ao final, você pode estar desejando que fosse mais longo.

>> S. Laplage é um membro do coletivo editorial do Fifth Estate. Eles vivem em Montreal.

Fonte: Fifth Estate  # 409, Verão, 2021

Tradução > solan4s

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/07/19/espanha-faz-100-anos-a-injusta-condenacao-de-sacco-e-vanzetti/

agência de notícias anarquistas-ana

um ponto vem do horizonte,
vira pássaro, desce e pousa;
a árvore o repousa.

Alaor Chaves