[Espanha] Os traços mais familiares de Ramón Acín em fotografias conservadas por suas filhas após seu fuzilamento em 1936

• A exposição ‘El Cajón de las Fotos’ reúne fotografias da família, de Ramón e de sua esposa Conchita Monrás, que as filhas conservaram depois que seus pais foram fuzilados em 1936.

• A cultura e a arte mais uma vez reivindicam a família Acín Monrás

A marca infinita de Ramón Acín em sua Huesca natal, onde foi professor e artista até sua execução por fuzilamento no início da Guerra Civil, continua a se expandir em nossos dias. Agora, através do aspecto mais íntimo e familiar através da exposição ‘El Cajón de las Fotos’, que reúne fotografias da família, de Ramón e de sua esposa Conchita Monrás que as filhas, Katia e Sol Acín, conservaram após o fuzilamento de seus pais em 1936. A exposição, organizada pela Prefeitura Municipal de Huesca com a colaboração da Fundação Ramón e Katia Acín e da Fundação Ibercaja, estará aberta até 21 de janeiro no Centro Ibercaja Huesca-Palacio Villahermosa.

A exposição não é uma coleção de material profissional de fototeca, mas uma coleção privada, que foi gerada e coletada principalmente por aqueles que lhe são mais próximos. As fotos vêm de caixas, bolsas, de amigos da família. A maioria delas são anônimas, mas também há imagens de fotógrafos locais, como Ricardo Compairé. Com esta exposição, modesta em sua montagem, mas intensa em suas experiências, são oferecidos aos visitantes fragmentos do calor da vida, curta, mas vivida com liberdade.

Como a Fundação Ramón e Kátia Acín assinala, resumir a figura de Ramón Acín “é um assunto difícil”. Sua vida forja a trajetória de um humanista nascido no final do século XIX, com uma extensa cultura e uma forma particular de ver a arte. O humanista e polígrafo Acín dedicou sua vida à renovação pedagógica e construiu uma vida e uma prática coerentes em todos os âmbitos. O pessoal, o pedagógico e o artístico estavam entremeados em suas ações, suas obras, seus escritos jornalísticos e seu intenso trabalho anarcossindicalista.

“Dirigente da CNT oscense, com uma projeção que o levou ao exílio após a frustrada Sublevação de Jaca, ele não era um político comum. Seu extenso trabalho pedagógico não se limitou às escolas. Ele acreditava que a sociedade seria mais livre com mais cultura e uns meios de sobrevivência que humanizaria a vida da classe trabalhadora. Os intolerantes sabiam que na pedagogia, na liberdade de pensamento e de ação, encontrava-se seu inimigo. Por isso que ele foi uma das primeiras pessoas a ser assassinada em Huesca após a sublevação fascista de 1936”, explica a Fundação.

A maioria da coleção é “de autoria anônima”, acrescentam estas fontes. “Talvez eles pudessem pertencer a Ramón, outros a Conchita, de amigos. Não sabemos. Alguns são de fotógrafos qualificados, como nosso amigo Ricardo Compairé. Estas mesmas fotos nas mãos do Compairé foram bem preservadas e estão agora na indispensável Fototeca de la Diputación de Huesca. Mas não queríamos ir até eles, mas até as cópias da família Acín”.

“Embora tenhamos restaurado alguns problemas muito sérios em alguns casos e minimamente corrigido quase tudo, temos mantido a unidade de um critério inegociável. Estas são as fotos que a família tinha em sua casa, que oferecemos aos visitantes que querem sentir fragmentos do calor da vida, curta, mas vivida com a seiva da liberdade”, acrescentam.

A exposição foi inaugurada em 22 de dezembro, uma data simbólica na vida de Ramón Acín. Nesse mesmo dia, em 1932, ele foi um dos oscenses que ganhou a Bolada da loteria, o que tornou possível o filme de Buñuel sobre as Hurdes que Acín financiou. Sua influência transcende o tempo e está muito presente na cidade. A imagem mais representativa e duradoura, a escultura Fuente de Las Pajaritas, instalada no Parque Miguel Servet em Huesca desde 1928. Desde os anos 90, o ateneu libertário da capital de Huesca tem levado seu nome. Em 2005, a CNT de Huesca prestou-lhe homenagem com uma placa comemorativa em sua casa na rua 3 Las Cortes, conhecida como Casa Ena. O Museu Pedagógico de Aragão dedica uma parte de sua exposição permanente a Ramón Acín e seus projetos pedagógicos. E ele aparece como personagem na história em quadrinhos “Buñuel en el laberinto de las tortugas”, de Fermín Solís, e em sua adaptação cinematográfica com o mesmo nome.

A família Acín Monrás foi reivindicada desde a memória. Também desde a arte e a cultura que contribuíram para propagar durante as primeiras décadas do século 20 em Huesca, antes do assassinato de Ramón Acín e Conchita Monrás nos primeiros dias da Guerra Civil. No espaço de pouco mais de duas semanas, eles ficaram órfãos de Katia, nascida em 1923, e de Sol, que veio ao mundo dois anos depois. Ambas, ligadas ao legado familiar, se expressaram de forma vital e artística com o humanismo e a sensibilidade herdados de seus pais. Sol faleceu em 1998 e Katia em 2004 depois de deixar sua marca na poesia e na arte, respectivamente.

A Fundação Ramón e Katia Acín nasceu como uma ideia em 2005, logo após a morte de Katia. Foi uma ideia das filhas e filhos de Katia que gradualmente tomou forma e finalmente se cristalizou no verão de 2007, quando foi formalmente constituída. Por trás da iniciativa de criar a Fundação está a vontade dos descendentes de Ramón e Katia de manter vivo o espírito e a memória dessas figuras excepcionais. A Fundação também assume a responsabilidade pela promoção, gestão e autenticação do importante trabalho gráfico de Katia.

Fonte: https://www.eldiario.es/aragon/huella-familiar-ramon-acin-fotografias-conservadas-hijas-fusilamiento-1936_1_8613851.html

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/09/11/espanha-lancamento-vida-e-morte-de-ramon-acin-arte-acessivel-ate-uma-federacao-de-autonomias-ibericas-de-felipe-alaiz/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/10/15/espanha-um-curta-narra-os-ultimos-dias-de-concha-monras-e-ramon-acin/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/09/26/espanha-ramon-acin-80-anos-do-assassinato-do-homem-bom-que-gastou-seu-el-gordo-para-financiar-tierra-sin-pan-de-bunel/

agência de notícias anarquistas-ana

ipê amarelo
até a calçada
floresce

Ricardo Silvestrin