[Espanha] Lançamento: “Memorias de un anarquista rumano”, de Mechel Stanger

Originalmente escrito em iídiche, Memorias de un anarquista rumeno abre uma janela para observar o variado, diversificado e colorido anarquismo balcânico e europeu antes da Segunda Guerra Mundial.

Acompanhando o autor neste livro, conheceremos o anarquismo graças a um panfleto de Malatesta e da exortação de um companheiro: “É hora de você ser um ser humano!” Da poesia revolucionária passaremos à ação: abandonamos o exército romeno e vamos ao exílio na Berlim revolucionária nos anos 30.

Lá descobriremos o movimento anarquista alemão e Rudolf Rocker, com quem estabeleceremos uma amizade que durará até o final de seus dias. Sem parar, visitaremos o movimento libertário holandês, desfrutaremos da hospitalidade dos judeus anarquistas exilados na França e nos refugiaremos na Suécia. Um país que não hesitaremos em deixar para defender a Revolução Social em Barcelona. Estas são as memórias de um anarquista, de um padeiro, de um esperantista que nunca duvidou de que a humanidade era sua família e o planeta sua casa.

Memorias de un anarquista rumano
Mechel Stanger
Calumnia Edicions, Colección Colossus, 17. Mallorca 2021
75 págs. Rústica 18×13 cm
ISBN 9788412432527
8,00 €
calumnia-edicions.net

agência de notícias anarquistas-ana

Cresci com gorjeios
sobre a jabuticabeira
entre os sabiás.

Urhacy Faustino