O Vândalo | Edição N°1 | Janeiro de 2022

Os jornais periódicos já foram a maior ferramenta de divulgação das ideias anarquistas. Através destes, as ideias vindas de nomes como Errico Malatesta, Piotr Kropotkin, Emma Goldman ou Ferrer y Guardia cruzaram o mundo, e nomes como Edgar Leuenroth, Neno Vasco, Maria Lacerda de Moura ou as irmãs Soares se difundiram na mentalidade do operariado brasileiro, chegando a haver dezenas de jornais anarquistas em grande circulação nas capitais, tais como: A Plebe, A Batalha, A Barricada, a Lanterna e A Luta. Estes materiais impulsionaram as manifestações trabalhadoras (como greves e motins) e deram voz às pessoas rejeitadas e exploradas em uma sociedade burguesa, racista e patriarcal, repercutindo em diversos ganhos sociais que hoje protegemos.

Apesar das transformações dos meios de comunicação, os recursos impressos permaneceram sendo uma ferramenta importante para a comunicação direta com a classe trabalhadora, fugindo da manipulada e questionável lógica algorítmica das redes sociais. Igrejas, prefeituras e grupos comerciais distribuem massivamente seus materiais impressos nos locais de maior movimentação proletária, ocupando espaços que antes tínhamos hegemonia. Quando fazemos é comum que tenhamos perdido, em meio ao academiscismo e a estética de rebeldia, a sensibilidade para despertarmos o interesse de pessoas que não entendem a necessidade em se ler e entender outras possibilidades e ideias políticas. Sabemos que há outras iniciativas que refletem a necessidade de retomarmos este contato e precisamos ajudar a divulgá-las, mas apresentamos aqui a iniciativa que surge através do Coletivo Anarquista do Vale do Sinos, junto a compas da Frente Anarquista e Libertária (SP), e de compas anarquistas da região metropolitana de Porto Alegre, de forma a criar mais uma alternativa de comunicação direta, aproximando a classe trabalhadora dos princípios libertários e do que construímos politicamente.

O Vândalo é uma impressão mensal que também pode ser difundida de forma digital e acessada através de nosso drive. Contamos com a sua contribuição ao ajudar a difundir este material, compartilhando nos grupos a qual participa com amigos, familiares ou colegas de trabalho.

>> Acesse a versão digital de nossa primeira edição:

https://drive.google.com/file/d/1eh6DeyQ_FKF2y0xLaDOfmDR9fQNCXKJ2/view?fbclid=IwAR2C2xH0L53Q6tSZajFnJ9ea_fpQ2oGxJOf_nA0q5qyEaOJeJXyG64Xujf0

agência de notícias anarquistas-ana

tênue tecido alaranjado
passando em fundo preto
da noite à luz

Guimarães Rosa