Por Kim A. Broadie
Uma resenha de Apoio mútuo: Um fator de evolução de Peter Kropotkin, ilustrado por N.O Bonzo, Introdução de David Graeber & Andrej Grubacic, introdução de Ruth Kinna, prefácio de GATS, posfácio por Allan Anliff. PM Press/Kairos 2021
Esta nova edição de ensaios antropológicos do naturalista e filósofo anarquista Peter Kropotkin Apoio Mútuo, de 1902, nos fornece insights chave necessários para prevenir nosso ímpeto de afundar em um suicídio planetário.
Seus estudos sobre os animais e sociedades humanas primitivas demonstram que o apoio mútuo é o fator mais importante na evolução de humanos e animais. A sociedade é uma arena onde somos naturalmente cooperativos e mutuamente solidários. É o Estado que cria conflitos. A instituição é coercitiva e um tumor maligno em cima da sociedade.
O livro demonstra os retrocessos do Estado nas cidades medievais livres européias onde as artes e a ciência floresciam entre os homens livres nas guildas que “emergiram do conceito de irmandade e unidade encorajados pela cidade”.
O que aconteceu? Ideias. Algumas delas que Kropotkin atribui à religião, à Universidade e aos magistrados. Estas instituições cujos interesses próprios defenderam por 200 anos que a segurança pública e os bens sociais apenas resultam de um Estado centralizado, justificando qualquer atrocidade.
O Apoio Mútuo é o princípio necessário para nossa sobrevivência. Kropotkin escreve que esta é a causa mais importante como fator evolutivo. Resultou em um ecossistema onde diferentes espécies ocupam diferentes nichos, reduzindo a competição entre indivíduos e grupos.
A humanidade criou um sistema que aumentou a competição entre indivíduos, corporações, e nações, resultando em batalhas sangrentas pelos recursos da terra. Os vencedores colhem os frutos, e os perdedores ficam com as sobras. Enquanto isso, nosso belo planeta é devastado.
Esta nova edição de Apoio Mútuo foi ilustrada maravilhosamente por um dos maiores artistas da atualidade, N.O. Bonzo. O leitor também apreciará a arte de GATS e comentários perspicazes de David Graeber, Ruth Kinna, Andrej Grubacic, e Allan Antliff.
> Kim A. Broadie kimbroadie.com
Fonte: Fifth Estate # 410, outono, 2021
Tradução > Alice Prin
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
A noite flutua
e as rosas dormem mimosas
aos beijos da lua.
Humberto del Maestro
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!