
Por Kim A. Broadie
Uma resenha de Apoio mútuo: Um fator de evolução de Peter Kropotkin, ilustrado por N.O Bonzo, Introdução de David Graeber & Andrej Grubacic, introdução de Ruth Kinna, prefácio de GATS, posfácio por Allan Anliff. PM Press/Kairos 2021
Esta nova edição de ensaios antropológicos do naturalista e filósofo anarquista Peter Kropotkin Apoio Mútuo, de 1902, nos fornece insights chave necessários para prevenir nosso ímpeto de afundar em um suicídio planetário.
Seus estudos sobre os animais e sociedades humanas primitivas demonstram que o apoio mútuo é o fator mais importante na evolução de humanos e animais. A sociedade é uma arena onde somos naturalmente cooperativos e mutuamente solidários. É o Estado que cria conflitos. A instituição é coercitiva e um tumor maligno em cima da sociedade.
O livro demonstra os retrocessos do Estado nas cidades medievais livres européias onde as artes e a ciência floresciam entre os homens livres nas guildas que “emergiram do conceito de irmandade e unidade encorajados pela cidade”.
O que aconteceu? Ideias. Algumas delas que Kropotkin atribui à religião, à Universidade e aos magistrados. Estas instituições cujos interesses próprios defenderam por 200 anos que a segurança pública e os bens sociais apenas resultam de um Estado centralizado, justificando qualquer atrocidade.
O Apoio Mútuo é o princípio necessário para nossa sobrevivência. Kropotkin escreve que esta é a causa mais importante como fator evolutivo. Resultou em um ecossistema onde diferentes espécies ocupam diferentes nichos, reduzindo a competição entre indivíduos e grupos.
A humanidade criou um sistema que aumentou a competição entre indivíduos, corporações, e nações, resultando em batalhas sangrentas pelos recursos da terra. Os vencedores colhem os frutos, e os perdedores ficam com as sobras. Enquanto isso, nosso belo planeta é devastado.
Esta nova edição de Apoio Mútuo foi ilustrada maravilhosamente por um dos maiores artistas da atualidade, N.O. Bonzo. O leitor também apreciará a arte de GATS e comentários perspicazes de David Graeber, Ruth Kinna, Andrej Grubacic, e Allan Antliff.
> Kim A. Broadie kimbroadie.com
Fonte: Fifth Estate # 410, outono, 2021
Tradução > Alice Prin
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
A noite flutua
e as rosas dormem mimosas
aos beijos da lua.
Humberto del Maestro
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!