[EUA] O Apoio Mútuo pode salvar o planeta. Nova edição do clássico de Kropotkin.

Por Kim A. Broadie 

Uma resenha de Apoio mútuo: Um fator de evolução de Peter Kropotkin, ilustrado por N.O Bonzo, Introdução de David Graeber & Andrej Grubacic, introdução de Ruth Kinna, prefácio de GATS, posfácio por Allan Anliff. PM Press/Kairos 2021

Esta nova edição de ensaios antropológicos do naturalista e filósofo anarquista Peter Kropotkin Apoio Mútuo, de 1902, nos fornece insights chave necessários para prevenir nosso ímpeto de afundar em um suicídio planetário.

Seus estudos sobre os animais e sociedades humanas primitivas demonstram que o apoio mútuo é o fator mais importante na evolução de humanos e animais. A sociedade é uma arena onde somos naturalmente cooperativos e mutuamente solidários. É o Estado que cria conflitos. A instituição é coercitiva e um tumor maligno em cima da sociedade.

O livro demonstra os retrocessos do Estado nas cidades medievais livres européias onde as artes e a ciência floresciam entre os homens livres nas guildas que “emergiram do conceito de irmandade e unidade encorajados pela cidade”.

O que aconteceu? Ideias. Algumas delas que Kropotkin atribui à religião, à Universidade e aos magistrados. Estas instituições cujos interesses próprios defenderam por 200 anos que a segurança pública e os bens sociais apenas resultam de um Estado centralizado, justificando qualquer atrocidade.

O Apoio Mútuo é o princípio necessário para nossa sobrevivência. Kropotkin escreve que esta é a causa mais importante como fator evolutivo. Resultou em um ecossistema onde diferentes espécies ocupam diferentes nichos, reduzindo a competição entre indivíduos e grupos.

A humanidade criou um sistema que aumentou a competição entre indivíduos, corporações, e nações, resultando em batalhas sangrentas pelos recursos da terra. Os vencedores colhem os frutos, e os perdedores ficam com as sobras. Enquanto isso, nosso belo planeta é devastado.

Esta nova edição de Apoio Mútuo foi ilustrada maravilhosamente por um dos maiores artistas da atualidade, N.O. Bonzo. O leitor também apreciará a arte de GATS e comentários perspicazes de David Graeber, Ruth Kinna, Andrej Grubacic, e Allan Antliff.

> Kim A. Broadie kimbroadie.com

Fonte: Fifth Estate # 410, outono, 2021

Tradução > Alice Prin

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/04/16/eua-ajuda-mutua-tres-trabalhos-classicos-anarquistas-visionarios/

agência de notícias anarquistas-ana

A noite flutua
e as rosas dormem mimosas
aos beijos da lua.

Humberto del Maestro