[Espanha] Ecoespacio despede, a CNT responde

Várias centenas de pessoas manifestaram-se no sábado passado, 5 de março, nas ruas de Valladolid denunciando a repressão sindical que a Ecoespacio está exercendo contra a seção sindical da CNT naquela empresa.

A Ecoespacio, com sede em Valladolid e a seção sindical em Barakaldo, dedica-se aos serviços florestais, sendo sua principal ocupação a limpeza de linhas de alta tensão e gasodutos. É por isso que seus principais clientes incluem grandes empresas como Iberdrola, Red Eléctrica Española, Naturgy e OHL, e presta serviços em toda a Espanha.

A força de trabalho da Ecoespacio vem realizando sua atividade sindical desde 2018. Seguindo a má fé da empresa em não respeitar os acordos alcançados com a força de trabalho, a seção sindical tem se mobilizado desde julho do ano passado, e foi forçada a convocar uma greve de 15 a 25 de novembro de 2021. A administração da empresa reagiu à greve despedindo oito grevistas e transferindo à força outros seis.

Por esta razão, em apoio à seção sindical, foi realizada uma mobilização em Valladolid, começando na Plaza Zorrilla, passando pelas ruas do centro da cidade e terminando na Plaza de Portugalete, aos pés da catedral, onde os camaradas do SOV de Barakaldo, da seção sindical de Ecoespacio e do SOV de Valladolid tomaram a palavra.

Com slogans como “A CNT, não se vende nem se rende” ou “Reintegrar camaradas demitidos, nenhum passo atrás, venceremos esta greve”, a manifestação aconteceu para informar o público sobre os problemas vividos por esta empresa, cuja sede está no parque tecnológico Boecillo.

No final da manifestação, os camaradas de Barakaldo e da seção sindical explicaram o estado atual da greve da seção sindical da empresa, que as mobilizações e protestos não vão parar aqui e que estes despedimentos e transferências forçadas são uma clara represália pela participação destes trabalhadores nas greves e mobilizações convocadas pela seção sindical da CNT em defesa de condições dignas de trabalho. Eles também “anunciam que continuarão a lutar em defesa de cada emprego, pois consideram estas demissões um ataque direto a toda a Confederação, à liberdade sindical e, portanto, à classe trabalhadora como um todo”.

Em seguida, um camarada do Sindicato dos Sindicatos Vários de Valladolid pediu o fortalecimento dos sindicatos, dada a atitude dos patrões em relação aos trabalhadores, mencionando a repressão sofrida pelos camaradas de Gijón no caso de “La Suiza”; ele se referiu aos camaradas da seção sindical da CGT na Iveco para a reintegração da Chechu, que estavam presentes na manifestação, e as greves do pessoal das empresas Lingotes Especiales, Sesé e Frenos y Conjuntos.

O evento terminou com uma forte ovação para os camaradas de Ecoespacio, que se mostraram tão fortes em espírito quanto no primeiro dia.

Fonte: https://www.cntvalladolid.es/ecoespacio-despide-cnt-responde/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

dentro do jardim
o dia chega mais cedo
ao fim

Alice Ruiz