Temos o prazer de anunciar que a reedição fac-símile da revista Mujeres Libres, número 11, já está disponível. Um lançamento que faz parte do trabalho realizado pela Fundação Anselmo Lorenzo para resgatar a história da Federação de Mulheres Livres, uma história duplamente esquecida.
O sucesso do primeiro número, que já conta com três reimpressões e 1.500 exemplares vendidos, demonstra o interesse despertado pela histórica organização anarcofeminista e o valor de seu legado. Nesse sentido, a escolha do número 11 não foi fruto do acaso, o conteúdo deste número nos permite conhecer a magnitude desta organização e o contraponto que representou ao peso da religião e da tradição patriarcal ao atingir 30.000 mulheres filiadas e desenvolver uma atividade constante em todo o território não controlado pelos fascistas.
Conteúdo de grande valor histórico.
A revista conta com 58 páginas que incluem textos sobre a criação da Federação Nacional, as atividades de formação profissional e oficinas da organização nos diferentes territórios, as publicações editadas pela organização, o relato de uma reunião realizada em Valência por Federica Montseny, Lucía Sánchez Saornil e María Jiménez, análise da situação das mulheres, crônicas de guerra e diversos artigos informativos. Além disso, não poderia faltar a presença de Emma Goldman, que colabora com um artigo que demonstra a estreita relação entre o anarcofeminismo internacional e a luta antifascista espanhola.
Todo esse imenso material, editado com um design cuidadoso e ilustrações do artista Baltasar Lobo, mostra o poder alcançado pela organização e surpreenderá a todos aqueles que adquirirem a publicação.
Adquira o seu exemplar da reedição em formato fac-símile do número 11 da revista Mujeres Libres aqui:
https://fal2.cnt.es/tienda/node/831
fal.cnt.es
Tradução > Mauricio Knup
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
estrela sozinha
se não é de ninguém
é minha
Ricardo Silvestrin
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…
Siga nosso perfil no instagram: @movimento_anarquista_acrata Acompanhe nossas lives no canal de YouTube: anarcrata