[Espanha] Primeira Bienal Anarquista de Madrid

Nos dias 29 e 30 de abril, e 1 e 2 de maio, celebraremos a Primeira Bienal Anarquista de Madrid.

A Bienal Anarquista de Madrid nasceu com o objetivo de conectar teorias e práticas libertárias, deixando nossos espaços confinados e construindo alternativas reais com as quais podemos nos enriquecer em nossa busca por uma transformação social radical.

Embora nos encontremos em um momento de bloqueio e desmobilização, atualmente podemos encontrar coletivos, indivíduos e comunidades que exemplificam o ideal antiautoritário e horizontal através de suas lutas. Estas experiências desafiam o poder estabelecido e desmantelam a ideia cada vez mais difundida de que as práticas anarquistas devem ser relegadas aos livros de história, como exemplos fracassados e românticos de teorias utópicas e ultrapassadas.

Neste momento atual de controle social em que as lutas revolucionárias estão em pleno retiro, vemos como uma prioridade compartilhar e debater estas experiências. Nossa intenção é que elas nos incentivem e nos forneçam novas ferramentas para sair do poço em que toda uma tradição de luta em nossa cidade parece estar se afogando. Diante do que entendemos como uma nova reestruturação capitalista, vários de nós acreditamos ser necessário criar um espaço que reúna essas experiências que estão vivas hoje, que lutem contra a opressão racial, de gênero, de classe e ambiental… e que construam, dia após dia, novas formas de entender e viver a realidade que sejam mais justas, igualitárias e horizontais.

Por esta razão, nosso projeto é realizar uma conferência a cada duas primaveras, reunindo livros, testemunhos, entrevistas, debates e qualquer estratégia de comunicação que possa nos ajudar a avançar por este caminho.

Dada a situação atual, iniciaremos esta jornada com uma série de pequenas conversas e entrevistas, que servirão para apresentar o projeto e conectar com as experiências das lutas atuais. Estas conversações, programadas para outubro de 2020 e janeiro de 2021, serão conduzidas (dada a situação atual) em formato digital.

Esperamos dar um impulso e ferramentas que contribuam para reativar as forças de contestação em nossos bairros e fomentar uma cultura de luta que possa enfrentar os desafios do presente.

Bienal Anarquista de Madrid

bienalanarquista.madrid

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

neva lá fora
gato à lareira
silêncio na vila

Zezé Pina