[Espanha] Apresentação da 109ª edição da revista Libre Pensamiento

A revista cultural Libre Pensamiento celebrará a apresentação de sua última edição na terça-feira 5 de abril na Biblioteca María Moliner da Universidade de Zaragoza. O evento, que terá início às 19h00, contará com a presença de Jacinto Ceacero, coordenador da revista, juntamente com vários autores que participaram desta edição.

Desde sua primeira edição em 1988, o Libre Pensamiento se tornou um espaço de reflexão cultural, histórica e política desde uma perspectiva libertária.

Para os coordenadores desta edição, “sob o título Desvelando aportes libertarios a la cultura, uma série de artigos são reunidos para analisar a marca que o anarquismo deixou na cultura”. Os textos incluem um da historiadora de arte Ana Puyol sobre a revolucionária figura de Man Rayol; um do jornalista e crítico musical Carlos Monty sobre o movimento punk; uma interessante cartografia da recente poesia libertária; uma visão geral do cinema anarquista espanhol, bem como artigos sobre artistas ligados à cultura libertária como Armand Gatti e Jean Vigo. O dossiê é completado com uma entrevista com Ros Beret “Bululú”, um comediante de rua contemporâneo com uma carreira artística excepcional.

O dossiê também inclui vários artigos sobre diversos assuntos, assim como as seções habituais sobre poesia, arte e resenhas de livros.

Segundo os organizadores, “o evento de apresentação será uma oportunidade para refletir sobre o legado e a influência atual das ideias anarquistas na cultura contemporânea”.

cgt.org.es

agência de notícias anarquistas-ana

Um louco agitado,
longos cabelos no espaço…
Dança dos bambus.

Andreia Donadon Leal