[Reino Unido] Tributos sinceros a Martin Gilbert de Ulverston

Por Eleanor Ovens | 06/04/2022

Uma pessoa de caráter renomado, conhecido pela sua luta apaixonada por justiça, igualdade, desarmamento nuclear e pelo meio ambiente faleceu de Covid-19.

Martin Gilbert era um Ulverstonian muito amado, envolvido em vários festivais e grupos de cidade.

Aos 81 anos de idade, deixa para trás sua esposa e parceira por 33 anos Joan Carroll, seu filho Jeremy, suas filhas Mary e Lucy e quatro netos.

O sr. Gilbert nasceu em Londres e se mudou para Southport, e então para Nottingham, onde foi treinado como assistente social.

Morou nos Estados Unidos por cinco anos e se graduou em Serviço Social em São Francisco antes de retornar à Inglaterra. Gilbert visitava regularmente os Estados Unidos para ver sua filha, Lucy, que mora em Portland.

Conheceu sua esposa e companheira de trabalho Joan após se mudar para St Helen’s; a sra. Carroll se mudou para Ulverston por conta de seu trabalho e foi logo seguida pelo sr. Gilbert, que ‘se apaixonou’ pela cidade e pelas pessoas de lá.

“O Martin absolutamente amava este lugar,” disse a sra. Carroll.

“Ele amava a cena de arte comunitária daqui e estava envolvido em qualquer coisa que vinha dela.”

O sr. Gilbert estava envolvido na Extinction Rebellion (XR), Furness Traditions Festival, Ford Park, liderava os contadores de estórias da Ulverston Candlelit Walk, trabalhava como voluntário no Barrow Foodbank e era membro consagrado da Campaign for Nuclear Disarmament (CND).

A sra. Carroll disse que seu falecido marido era um ‘verdadeiro anarquista’ que acreditava em igualdade.

Acrescenta: “o Martin era muito envolvido com as pessoas, a justiça e a igualdade. Ele não deixava passar a desigualdade ou o racismo.

“Ele era um anarquista de verdade – não o que as pessoas pensam dos anarquistas, mas um que era comprometido com seus princípios, com uma sociedade livre.

“Se um protesto da XR acontecesse, sua presença era garantida. Ele costumava ir a todas as reuniões.

“Ele acreditava intensamente na causa.”

O sr. Gilbert se aposentou da assistência social ‘mais cedo do que gostaria’ por conta de sua saúde deteriorada.

Depois disso, Gilbert arrumou um emprego de meio período na Liverpool John Moore University, trabalhando com enfermeiras de saúde mental.

Fonte: https://www.nwemail.co.uk/news/20046805.heartfelt-tributes-paid-martin-gilbert-ulverston/

Tradução > Sky

agência de notícias anarquistas-ana

Choveu de manhã:
as lagartas abrem trilhas
na folha de urtiga

Luiz Bacellar