[Espanha] O mal menor não deixa de ser um mal

As eleições presidenciais na França evidenciaram mais uma vez as limitações e fraquezas da esquerda parlamentar, não apenas na França, mas também em nosso país. A crise galopante da esquerda clássica já tomou de assalto os partidos socialista e comunista da França e Itália, e significa uma perda de influência social em praticamente toda a Europa. No caso dos comunistas, sua derrocada foi consumada em ambos os lados da Cortina de Ferro, enquanto a socialdemocracia luta para governar, fazendo pactos com o que se presta a ela, em países onde há anos desfrutava de uma hegemonia confortável (Espanha, Alemanha, Portugal, etc.).

O que é alarmante sobre a situação é que o espaço que a esquerda está perdendo está sendo ocupado por partidos de extrema direita, em alguns casos com claras tendências autoritárias ou declaradamente fascistas. Não é apenas que esses grupos extremistas estão entrando nos respectivos parlamentos, mas em alguns casos (Polônia ou Hungria, por exemplo) eles já estão governando. Na Espanha eles acabam de entrar no novo governo autônomo de Castilla y León, enquanto em outras regiões (Andaluzia, Murcia ou Madri) os governos PP estão sendo mantidos graças ao apoio do Vox.

Esta esquerda, que vê como seu protagonismo entre a classe trabalhadora está diminuindo, longe de tirar lições práticas de sua crise, está tentando moderar ainda mais sua mensagem e competir pelos votos dos partidos de centro-direita. Eles se recusam a aceitar que perderam seu eleitorado histórico precisamente porque abraçaram o discurso neoliberal, traindo sistematicamente todas as suas promessas eleitorais e aplicando as receitas do capital sobre salários, pensões, direitos sociais e o modelo produtivo.

A classe trabalhadora europeia tem visto nas últimas décadas como seus direitos e condições de trabalho têm sido sacrificados por governos supostamente de esquerda, com o inestimável apoio de sindicatos tradicionalmente considerados de classe (CGT na França, CGIL na Itália ou CC.OOO. e UGT na Espanha), o que produziu uma confusão total dentro do movimento trabalhista; apatia e desinteresse que foram explorados por grupos de extrema direita para lançar seu discurso xenófobo e ultra-conservador em áreas da classe trabalhadora onde anteriormente era impensável que tais mensagens fossem recebidas. Portanto, embora seja preocupante que os trabalhadores estejam votando em partidos de direita, o que é extremamente perigoso é que os componentes da classe trabalhadora tenham adotado muitos dos postulados do sistema dominante.

Longe de recuperar programas com um conteúdo de classe inequívoco, a esquerda se limita a apelar para a consciência balançante do eleitorado, implorando-lhes que não votem por opções de extrema direita. Assim, temos visto estes apelos patéticos para votar pelo mal menor, culminando no recente absurdo da esquerda francesa pedindo apoio à direita (Macron) para impedir Marie Le Pen de ganhar o segundo turno das eleições presidenciais. Curiosamente, se Le Pen chegou a incomodar a direita clássica nestas eleições, é porque ela se livrou do fardo da mensagem excessivamente ultra do pai e de um programa esmagadoramente arruinado com mensagens ultra; ou seja, as duas opções finais para o eleitorado francês foram cortes sociais e políticas conservadoras.

Terrível e anódino é o dilema que tem sido apresentado aos cidadãos mais críticos do país vizinho, não lhes oferecendo outra alternativa senão votar no atual ocupante do Eliseu. É difícil acreditar que as únicas opções políticas são votar em Macron ou Le Pen; especialmente se recordarmos os grandes marcos revolucionários do povo francês (Revolução Francesa, Comuna de Paris, sindicalismo autogestionário com a Carta de Amiens, maio de 68, a revolta dos coletes amarelos, etc.).

De um ponto de vista libertário, há outra saída para a crise do pensamento transformador, além da mera e previsível disputa eleitoral. Esta opção, sem dúvida menos confortável do que delegar a partidos integrados no sistema, envolveria a auto-organização popular, redes de solidariedade e autogestão da economia e da vida social, defesa coletiva dos direitos na rua e no mundo do trabalho, e a disseminação de uma cultura e valores da classe trabalhadora.

A verdadeira mudança não acontecerá porque os partidos mudam seus acrônimos, ou mesmo se deixarem de se chamar de partidos e tentarem se fazer passar pela mais genuína representação da voz do povo. Como já foi dito tantas vezes: a luta está nas ruas, não no parlamento.

Fonte: https://www.elsaltodiario.com/alkimia/el-mal-menor-no-deja-de-ser-un-mal

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Num atalho da montanha
Sorrindo
uma violeta

Matsuo Bashô