[País Basco] 1º de maio: é preciso fazer progressos na organização sindical nos locais de trabalho

  • A CNT considera que neste 1º de maio “a classe trabalhadora deixou clara sua oposição ao pactismo sindical, refletido na Reforma Trabalhista de 2021”.
  • “Devemos continuar nos organizando, para ampliar nosso modelo sindical”, diz a central anarcossindicalista, “porque é o único seguro para a emancipação da classe trabalhadora”.

No País Basco, as bandeiras negras vermelhas têm voado novamente: Bilbao, Donostia, Iruñea, Gasteiz, Barakaldo… com mobilizações nas quais “a CNT deixou clara sua oposição ao sindicalismo de pactos”, além de exigir “uma redistribuição da riqueza, começando com o pagamento de salários dignos”.

Além de exigir aumentos salariais como “um remédio para enfrentar o aumento do custo de vida”, a CNT apontou que “devemos ir mais longe, e não esquecer que enquanto estivermos sob a ditadura do Capital, a inflação é apenas mais uma forma de roubar a classe trabalhadora”. “Somos saqueados duas vezes, uma com o roubo de mais-valia, e outra com o roubo da inflação”, disse a central anarcossindicalista.

“Nosso desafio é o da organização sindical nos locais de trabalho”, salientou a organização sindical. “É claro que onde há seções sindicais bem estabelecidas, os trabalhadores estão muito mais aptos a enfrentar as agressões dos empregadores”, apontou a CNT. Esse é o primeiro passo, a criação de sindicatos, como meio de alcançar melhorias no local de trabalho, “mas também a emancipação dos próprios trabalhadores para um mundo sem exploração”, concluiu o sindicato.

Nas seguintes linhas você pode ler parte da manifestação em Bilbao

Eles dizem que estamos em guerra. A União Europeia “civilizada”, contra os “selvagens” russos. O custo de vida está aumentando, por causa da guerra, dizem eles, mas exigem de nós um esforço para “salvar” a civilização ocidental. Que vamos sofrer outra crise como consequência da guerra. Mas que crise?

Estamos em crise desde 2008. Essa crise foi porque nós, a classe trabalhadora, fomos informados de que estávamos vivendo além de nossas possibilidades. E eles nos fizeram lembrar que somos classe trabalhadora, que somos inúteis. Eles nos roubaram o pouco que restava do Estado social, mas fizeram negócios com o que saquearam.

Uma geração que estava apenas começando no mundo do trabalho foi recolocada na posição de partida. Chega de sonhos de classe média, moradia com piscina em um ambiente ideal, férias em lugares exóticos, estabilidade no trabalho e promoção profissional… que não era mais para nossa classe social.

O nosso era seguir com uma série de contratos temporários de trabalho, não chegando nem mesmo a mileurista (que vive com mil euros), e sem saber o que era um trabalho estável. Isso gerou muita frustração, mas não o suficiente para romper com tudo.

Depois veio a pandemia. De surpresa, aqueles de nós que eram tratados como lixo pela sociedade, os mais baixos na escada da empresa, os precários, aqueles que trabalham em empregos que ninguém quer, se tornaram essenciais. Empresários, gestores de recursos humanos, acionistas, rentistas… estavam em abundância quando se tratava de movimentar a economia. Pessoal de limpeza, caixas de lojas, profissionais de saúde e um longo etc., aqueles que sempre foram maltratados por empresas e administrações públicas, nós mantivemos a economia viva. Porque é a classe trabalhadora que move o mundo.

Depois veio a crise gerada pela pandemia. Mais tarde, um navio cruzado no Canal do Suez foi capaz de paralisar a economia mundial. Não esqueçamos que foram os trabalhadores que o desbloquearam.

E agora a guerra, mais crise. Acontece que, não importa quantas razões você procure, o problema não é a crise, mas o capitalismo: é o capitalismo que gera as crises, e isso está nos levando ao colapso.

Agora, eles falam sobre a inflação, sobre o aumento do custo de vida, que tem disparado. Bem, ao contrário, os especuladores a impulsionaram, a fim de continuar sangrando a classe trabalhadora.

Isto não é novidade. Desde que aderimos ao euro, há 20 anos, os salários reais não subiram em nada. A razão não é apenas o Euro, mas a moeda única nos tornou mais presos. O problema é o conflito entre capital e trabalho; o problema é que, para que alguns enriqueçam, aqueles que geram riqueza têm que nos empobrecer.

Anos de lucros, e agora os chefes dizem que não podem arcar com aumentos salariais. Eles estão rindo na nossa cara. Bem, eles não são. Chegou a hora de enfrentá-los. Dizer basta é suficiente.

O pacto de renda; você deve ter ouvido algo sobre isso. O que eles estão nos dizendo é que temos que abrir mão dos aumentos salariais. O Pacto de Moncloa do século XXI. Mais uma vez, estamos falando de luta de classes. A luta entre capital e trabalho. É por isso que devemos ser claros sobre em que trincheira estamos e, a fim de superar este sistema miserável, o que temos que fazer.

Devemos gerir os meios de produção. Para isso, a ferramenta mais poderosa que a classe trabalhadora tem é o anarcossindicalismo. As seções sindicais estão voltadas para isso: conseguir melhorias na esfera trabalhista, mas também ampliar a gestão dos trabalhadores. Esse é o potencial que as seções sindicais da CNT têm: tornar possível uma economia gerida pelos trabalhadores.

Para todos aqueles que acreditam que deve haver um retorno à centralidade da classe, ao conflito capital-trabalho, afiliar-se e militar na CNT, a classe nunca deixou de ser central aqui.

Para todas aquelas pessoas que estão na CNT, você tem uma grande responsabilidade: organizar os locais de trabalho.

Eu sei que não é um trabalho agradável, que há companheiros que são um caso à parte. Mas lembre-se que temos um objetivo comum, e que, se trabalharmos duro, podemos contrabalançar as estratégias comerciais de dividir para conquistar. Enquanto a maioria dos sindicatos realiza campanhas muito fracas, sem uma estratégia clara, a maioria dos empregadores realiza campanhas muito estratégicas, aproveitando ao máximo a gama de táticas anti-sindicais eficazes disponíveis para eles e adaptando e ajustando essas táticas.

Apesar disso, temos mais a ganhar, mas devemos fazê-lo com a cabeça. Vamos nos organizar agora.

Finalmente, gostaríamos de destacar o trabalho das seções sindicais de nosso sindicato. Imersos em inúmeros conflitos, eles encontraram a força e a coragem para enfrentar os ataques dos empregadores. Ataco, Osakidetza, Tubos Reunidos, Ercilla, Grupo EDE, Dianova, Ecoespacio, Diputación Foral de Bizkaia. Viva vocês e suas lutas!

Finalmente, lembrem-se que…

Queremos trabalhar menos

Todos nós queremos trabalhar

Queremos produzir o que precisamos

Queremos redistribuir tudo

Gora anarkosindikalismoa! Gora CNT!

Fonte: https://www.cnt.es/noticias/1-de-mayo-hay-que-avanzar-en-la-organizacion-sindical-de-los-lugares-de-trabajo/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Velho casarão.
Iluminam o interior
raios de luar.

Fanny Dupré