Memória | A trágica bastilha santista!

Por Marcolino Jeremias

Em destaque, foto do Posto Policial da Vila Mathias, que se localizava na rua Comendador Martins, número 37, no início do século passado. Por esse local passaram vários militantes anarquistas e trabalhadores de Santos, São Paulo e outras localidades, que lutavam por melhores condições de vida. Aprisionados por participarem de uma greve, por distribuir um panfleto ou simplesmente por terem uma opinião crítica ao governo.

Os presos aqui eram colocados em solitárias, ficavam dias sem comer ou beber água, eram torturados com porretes ou mesmo chibatas. Deixados nus em suas celas, muitos contraíam tuberculose e morriam. Crimes do Estado que jamais devem ser esquecidos!

Por essa prisão passou Everardo Dias que conta os pormenores do seu martírio e como foi torturado nesse antro de violência no livro “Memórias De Um Exilado“.

Recordamos que a campanha de pré-venda desse livro lançado originalmente em 1920, formato 14 x 21 cm, 136 páginas, continua até esse final de semana! Além do texto original, o livro contém uma biografia sobre a vida do autor e mais 6 textos em anexo, que foram publicados em periódicos de época.

Preço promocional 30 reais, não paga frete. Desconto válido até o dia 3 de junho. Após efetuar o pagamento, nos informar para qual endereço (com CEP) o livro deve ser enviado.

Pagamento pelo pix: nelca@riseup.net

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/05/18/pre-venda-do-livro-memorias-de-um-exilado-de-everardo-dias/

agência de notícias anarquistas-ana

no capim orvalhado
guarda-chuva de renda
a teia de aranha

Tânia Diniz