[Grécia] Solidariedade internacional com Yiannis Michalidis!

Solidariedade com Yiannis Michalidis, em greve de fome desde 23 de maio!

Na segunda-feira, 23 de maio, o anarquista Yiannis Michalidis, detido na prisão de Malandrinos, na Grécia, iniciou uma greve de fome para obter sua liberdade condicional. Em carta que escreveu anunciando a greve de fome, ele enfatiza – entre outros aspectos – que essa luta por sua liberdade é também uma tentativa de participar da luta maior contra o Estado e o capital, da qual sua longa prisão o isolou. Para apoiar esta iniciativa nas ruas, muitos tipos diferentes de ações estão sendo organizados em todo o território grego. Para fazer todo o possível para evitar que este enésimo episódio de luta do nosso camarada seja enjaulado em silêncio, apelamos à solidariedade internacional. Embora acreditemos que a melhor solidariedade sempre será continuar e aprofundar nossas lutas, achamos valioso olhar para a história de luta de Yiannis, a hostilidade com que ele olha para o existente e as ideias de liberdade que ele sempre carregou dentro dele em ambos os lados dos muros da prisão – para nos reconhecermos nos reflexos de sua turbulenta jornada de revolta. Esta é uma oportunidade de acompanhar nosso camarada em um fragmento de sua luta de uma forma mais franca, usando os meios que cada um de nós achar conveniente.

Abaixo você encontrará um breve resumo da longa história de Yiannis com as autoridades e um link para sua carta inicial anunciando sua greve de fome traduzida em inglês, alemão, italiano, francês e espanhol.

Incentivamos fortemente a divulgação deste apelo à solidariedade entre outros camaradas e espaços.

Em fevereiro de 2011, Yiannis Michalidis é preso em uma grande manifestação em Atenas e é acusado de tentativa de homicídio por atacar os policiais de choque com arco e flecha. Mais tarde foi libertado com condições. Um mês depois, após a prisão de 5 membros do CCF (Conspiração das Células de Fogo) em uma casa em Volos, é emitido um mandado de prisão de Yiannis por ser membro do CCF, com base na descoberta de suas impressões digitais na casa em questão. Ele decide fugir.

Em abril de 2011, durante um tiroteio entre Theofilos Mavropoulos e policiais no distrito de Pevki, em Atenas, Yiannis era suspeito de ser a segunda pessoa ao lado de Mavropoulos, que fugiu do local roubando o carro dos policiais. Ele é acusado de tentativa de homicídio por ferir um policial que estava tentando impedir sua fuga, pelo qual ele é condenado anos depois, quando está de volta à prisão.

Pouco menos de dois anos depois, em fevereiro de 2013 na cidade de Veria, ele é preso junto com outros três anarquistas e enviado para a prisão, logo após um duplo assalto a um banco e correios em Velventos, norte da Grécia.

Em junho de 2019, após seis anos de prisão, ele foge da prisão rural de Tyrintha, na região do Peloponeso. Sete meses depois, ele é preso novamente em um subúrbio de Atenas, armado e em um carro roubado, junto com outros dois companheiros. Ele é acusado de um assalto a banco que aconteceu em agosto de 2019 em Erymanthia, e é enviado novamente para a prisão.

Em 29 de dezembro de 2021, ele atingiu três quintos de sua sentença total mesclada e pode solicitar sua liberdade condicional. Em 23 de maio, após uma primeira resposta negativa e o pedido do promotor para uma resposta negativa em seu segundo pedido, ele decide iniciar uma greve de fome visando sua libertação.

>> Carta de Yiannis anunciando sua greve de fome:

https://athens.indymedia.org/post/1618861/

Fonte: https://athens.indymedia.org/post/1619064/

Tradução > GTR@Leibowitz__

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/04/06/grecia-liberdade-ao-anarquista-giannis-michailidis/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/02/06/grecia-anarquistas-sao-detidos-em-atenas/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/06/17/grecia-yiannis-michalidis-escapa-da-prisao/

agência de notícias anarquistas-ana

Ipê desflorido
Sabiá desce do galho
Som de folhas secas.

Bashô