
O manual foi preparado pelo escritório jurídico confederal e pretende ser uma ferramenta para alcançar uma igualdade real e efetiva.
O novo guia a ser aplicado aos Planos de Igualdade e medidas contra a disparidade salarial visa servir como instrumento jurídico-laboral no âmbito dos processos de negociação dos Planos de Igualdade. O objetivo deste instrumento é lutar contra a desigualdade e a discriminação contra a mulher no local de trabalho, tanto nas empresas quanto na Administração Pública.
Este guia analisa os Regulamentos que desenvolvem e especificam a negociação dos Planos de Igualdade (RD 901/2020), e as medidas contra a disparidade salarial (RD 902/2020). Uma mudança real, a fim de promover o feminismo e a igualdade em matéria trabalhista, não envolve apenas o desenvolvimento de Planos de Igualdade, mas também questões estruturais como a elaboração de um estatuto para todas as trabalhadoras que elimine o emprego temporário, o horário de trabalho a tempo parcial indesejado, a terceirização e a subcontratação, a recuperação de uma maior proteção contra o despedimento, o reconhecimento da relação de trabalho em relação ao falso autônomo e as falsas autônomas, etc., etc., sem esquecer o reconhecimento e a melhoria dos direitos das mulheres e das condições de trabalho e sociais dos empregos feminizados, especialmente os mais invisíveis, como o trabalho realizado por trabalhadoras domésticas, diaristas ou o coletivo de “Kellys” (faxineiras diaristas), entre outros. Além disso, este guia é complementado por outros documentos produzidos pela CGT que podem ser de ajuda para aqueles que enfrentam Planos de Gênero.
Acreditamos que esta ferramenta era muito necessária levando em conta que a realidade laboral das mulheres se reflete em dados como uma em cada quatro trabalhadoras na Espanha vive na pobreza, as mulheres recebem 35% menos pensão, ainda recebem 14% menos salário, 74% do trabalho em tempo parcial é realizado por mulheres, 21,7% das mulheres com mais de 65 anos estão em risco de pobreza em comparação com 16,3% dos homens.
A CGT espera que este manual seja de grande utilidade para toda a classe trabalhadora na defesa de seus interesses trabalhistas.
Fonte: https://cgt.org.es/guia-practica-de-planes-de-igualdad-y-medidas-contra-la-brecha-salarial/
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquista-ana
Um só pirilampo
ofusca o pisca-pisca
das luzes do campo.
Sérgio M. Serra
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!