[Cuba] A repressão aumenta em Havana. Centro Social e Biblioteca Libertária ABRA na mira da polícia

Introdução, tradução e nota editada por Caterina Camastra

Boris M. Díaz é um companheiro cubano, membro do Taller Libertario Alfredo López e do Centro Social e Biblioteca Libertária ABRA. No primeiro aniversário dos protestos que abalaram Cuba em 11 de julho de 2021, Boris estava entre as vítimas da intimidação policial e da operação de cerco implantada pela ditadura cubana. Vale a pena mencionar que Boris sofre de atrofia muscular e vive em uma cadeira de rodas, o que destaca a absoluta covardia esquálida de um estado fascista cujo único propósito agora é se perpetuar no poder. Reproduzimos aqui a denúncia difundida por Boris nas mídias sociais em 17 de julho de 2022.

“Em 11 de julho, minha casa, o Centro Social ABRA, foi colocada sob vigilância. Dois agentes do Departamento de Segurança do Estado e uma visita quase pessoal de Joel, também conhecido publicamente como Jordan, a quem tratei o mais normalmente possível (mesmo sendo ele um policial prevaricador, recuso-me a desumanizá-lo fora de controle). Não vou negar que ele foi gentil, mesmo cordial, o que retribuí como bom anfitrião ao convidá-lo para tomar um café, o que ele nunca aceitou. Suponho que ele estava me dando a conhecer sua presença, como qualquer gângster de cinema faz com sua vítima. Ele fez um certo discurso sobre honra, decorrente de minha observação de que ele praticava judô, o que ele reconheceu ao afirmar que era faixa preta. Ele também enfatizou que nunca havia abusado de ninguém (o que foi contrariado por vários testemunhos, inclusive um vídeo), e nesse momento não pude deixar de sorrir e perguntar se ele estava falando sério sobre iniciar uma amizade com uma mentira. Em tudo isso, minha intenção era deixar claros os seguintes pontos:

1 – O Departamento de Segurança do Estado é culpado da crise política que o país atravessa por causa das ações repressivas implementadas pelo Departamento contra todas as formas de resistência.

2 – Se tivesse continuado a perseguir pessoas próximas a mim, eu a teria tomado como uma agressão indireta.

A perseguição de Joel/Jordan a Leo* subiu ao nível de difamação pública em sua vizinhança, com o objetivo de privá-lo da solidariedade da comunidade e torná-lo vulnerável a agressões que podem não ser acidentais e que, sendo cometidas por alguém que usa uniforme, constituem um crime. Isto foi o que aconteceu hoje [17 de julho]. Considero o Departamento de Segurança responsável por qualquer dano feito a Leo [Leonardo foi atingido por um estranho aparentemente bêbado com uma haste de ferro, Ed] ou qualquer outro de meus amigos. Eu responsabilizo Joel/Jordan. Eu não exijo punição, eu persigo a divulgação dos fatos para que uma ação tão covarde não possa continuar.

#AbaixoaTirania

#VivaaAnarquia

#VamostornarJoelJordanfamoso

*Leonardo Romero Negrín, uma das vítimas da repressão de 2021 que teve mais ressonância internacional, incluindo uma carta aberta assinada por figuras culturais como Noam Chomsky e Étienne Balibar. Mesmo antes do “11J”, em 30 de abril, ele havia sido preso e multado por exibir um cartaz dizendo “Socialismo sim, repressão não” em público. Em 11 de julho ele foi preso novamente, espancado e publicou um testemunho sobre os abusos do poder policial que ele vivenciou e testemunhou. Leia mais:

https://i-f-a.org/2021/05/22/leonardo-romero-and-the-criminalization-of-socialist-activism-on-public-spaces-in-cuba-en-ca/

https://reformandrevolution.org/2021/07/13/cuba-release-frank-garcia-hernandez-and-his-comrades/

https://jcguanche.wordpress.com/2021/07/19/un-testimonio-de-leonardo-romero-negrin/

Fonte: https://gruppoanarchicogalatea.noblogs.org/post/2022/07/20/aumenta-la-repressione-a-lavana-il-centro-sociale-abra-nel-mirino-della-polizia/?fbclid=IwAR2up0iM7nh0BF96ms9F4trYPtEZzJXSBxWOPys2ukhhp5JeVgTdNVVpXuA

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/07/15/medo-e-propaganda-em-cuba-contra-o-descontentamento-social/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/07/04/cuba-ve-oposicao-fragmentada-apos-condenados-por-atos/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/10/08/cuba-entre-oligarquias-algo-chamado-ao-povo-cubano/

agência de notícias anarquistas-ana

pérolas de orvalho!
olho e vejo em cada gota
a minha casa-espelho

Issa