[Grécia] EXTRA | O pedido de libertação do preso anarquista grevista de fome Yinnis Michailidis foi rejeitado

Como ficou conhecido pouco depois das 10 horas desta quinta-feira (28/07), o Conselho de Apelações de Lamia aceitou a proposta do Ministério Público de rejeitar o pedido de liberdade condicional do grevista de fome Yinnis Michailidis. O Estado está empurrando um grevista para a morte enquanto continua a detê-lo ilegalmente na prisão.

Yinnis Michailidis cumpriu 3/5 de sua sentença em 29 de dezembro de 2021, um total de 8 anos e 3 meses de tempo real cumprido. Mas seus pedidos de liberdade condicional foram rejeitados desde então com a desculpa ridícula de “perigo potencial”, embora as condições formais e substantivas para sua libertação tenham sido cumpridas na íntegra.

No início da manhã desta quinta-feira, a médica de Y. Michailidis, Lina Vergopoulou, emitiu um comunicado informando sobre a rápida deterioração da saúde do grevista de fome, pois ele está a um passo do choque hipoglicêmico e está gravemente desidratado.

O poder político-judicial estende o estado de exceção aos presos políticos ao executar de fato um deles, ao mesmo tempo em que os capangas e comparsas do poder, como o estuprador de menores Lignadis ou o assassino Korkoneas, estão fora da prisão. A podridão do poder que condenou a base social à fome e ao empobrecimento não pode mais passar despercebida. O ataque ao movimento anarquista e radical mais amplo através do grevista de fome Yinnis Michailidis é feito por razões preventivas. O Estado e o capital temem a revolta dos oprimidos e tentam sufocá-la suprimindo a parte mais dinâmica e viva da sociedade.

Protestos estão sendo convocados para esta quinta-feira em diversas cidades gregas.

agência de notícias anarquistas-ana

sol poente
numa ruela
menino corre das sombras

Rod Willmot