[Colômbia] Comunicado à opinião pública

A crise que as Instituições de Ensino Superior (IES) do país estão atravessando é o resultado da desfinanciação histórica promovida pelo Estado e por aqueles que as administraram. Esta situação não está longe da atual crise na Universidade Surcolombiana, que se reflete na falta de professores, infraestrutura, contratação tardia de professores e prestação de serviços, entre outros problemas, que se tornaram uma constante por vários anos.

Diante desta situação, nós do Sindicato de Ofícios Vários de Neiva e da União Libertária Estudantil e do Trabalho – AIT, queremos expressar nossa solidariedade com os estudantes da USCO, cujo acesso a uma educação integral com condições dignas para seu processo de formação acadêmica está sendo violado. Também rejeitamos o tratamento desta crise pela atual administração, chefiada pela Reitora Nidia Guzmán, pois tende a aprofundar os problemas e está praticamente sacrificando o bem-estar de estudantes, trabalhadores e professores.

Hoje, é claro que o Estado deve saldar a dívida financeira histórica que tem com as IES. O pessoal docente deve ser aumentado, os contratos de prestação de serviços aos quais muitos professores estão sujeitos devem ser eliminados e os recursos alocados ao bem-estar universitário devem ser aumentados, entre outras necessidades que devem ser combatidas nas ruas, organizadas e por meio de ação coletiva. Ao mesmo tempo, estão sendo feitos progressos na autonomia universitária e estão sendo propostos cenários para que os estudantes possam participar diretamente na distribuição dos recursos disponíveis.

Portanto, conclamamos as organizações estudantis, coletivos, agrupamentos e indivíduos conscientes a consolidar o Movimento Estudantil, a construir um nível de unidade, de ação consensual, que nos permita desenhar a disputa estratégica do Movimento Estudantil Sul-Colombiano, que supere a situação atual.

Organizar-nos na pluralidade de ideias, a partir da vontade política em favor de uma educação transformadora, com bandeiras claras e o horizonte da universidade que queremos, crítica, investigativa, universal, livre e autônoma.

Que o público se torne comum!

EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA          .

Povo oprimido, adiante!

Revolução!

Sindicato de Vários Ofícios Neiva

Federação Regional Huíla ULET-AIT

Fonte: https://www.uletsindical.org/comunicado-a-la-opinion-publica/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

nos dias quotidianos
é que se passam
os anos

Millôr Fernandes