[Espanha] 6.500 migrantes mortos no canteiro de obras da Copa do Mundo do Qatar

Trabalhadores sofrem diariamente abusos e exploração enquanto a FIFA obtém enormes lucros

Por Carmen Asenjo | 16/08/2022

12 mortes por semana. Esse é o número estimado de vítimas das obras de construção sem precedentes no Qatar para a Copa do Mundo de 2022, que vem ocorrendo há mais de 10 anos.

A maioria dos trabalhadores atualmente se esforçam para construir o estádio de última geração para a Copa do Mundo de 2022 no Qatar são na sua maioria migrantes da Índia, Paquistão, Nepal, Bangladesh e Sri Lanka que sofrem diariamente abusos e exploração, enquanto a FIFA obtém enormes lucros.

Segundo uma investigação do jornal britânico The Guardian, mais de 6.500 trabalhadores migrantes morreram desde 2010, a maioria deles, como o Qatar tenta afirmar, por “causas naturais”, evitando autópsias, embora os próprios advogados do governo tenham pedido que elas fossem realizadas em 2014.

A maioria deles não pode mudar de emprego, não pode deixar o país e muitas vezes tem que esperar meses por seus salários. Normalmente, os trabalhadores suportam acomodações superlotadas, insalubres e inseguras e alguns são forçados a viver no mesmo estádio; são feitas falsas promessas sobre os salários que receberão e seus cheques de pagamento são atrasados. Se os trabalhadores reclamam das condições ou pedem ajuda, geralmente são intimidados e ameaçados por seus empregadores. “Às vezes me pergunto se não seria melhor estar morto”, disse um dos migrantes envolvidos diante das câmeras da Anistia Internacional.

O silêncio do Qatar e da própria FIFA sobre este enorme escândalo deixa as famílias das vítimas absolutamente devastadas enquanto lutam para obter uma compensação pela morte de seu ente querido e pedem explicações sobre a situação, que geralmente ficam sem resposta.

Fonte: https://luhnoticias.es/6500-migrantes-muertos-en-las-obras-del-mundial-de-catar

Tradução > Liberto

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/08/15/catar-operario-morre-em-obra-de-estadio-da-copa-do-mundo-de-2022/

agência de notícias anarquistas-ana

Lágrima aflora.
Na música lá fora
uma alma chora.

Rogério Viana