Fundo de solidariedade para militantes presos e perseguidos na Grécia

Contribua para nossa luta!

Ninguém sozinho nas mãos do Estado!

O objetivo básico da estrutura é garantir uma vida digna para os companheiros de prisão através de um processo que seria desenvolvido dentro do movimento político; assim levando a dimensão material da solidariedade um passo além da família, amizade e relações de camaradagem, assim como ajudando na cobertura imediata de emergências (tais como despesas judiciais e fiança para pessoas perseguidas). Além disso, entre as prioridades das pessoas que formam e sustentam a estrutura estão os movimentos de solidariedade prática, a construção de pontes de comunicação entre os que estão dentro da prisão e os que estão fora, e o desenvolvimento de lutas sociais dentro e fora dos muros.

O Fundo de Solidariedade para militantes presxs e perseguidxs foi criado em 2010 em um momento em que, por um lado, a dura reestruturação capitalista sob o disfarce da “crise econômica” e, por outro, o espaço radical, com memórias muito recentes da experiência da revolta social de dezembro de 2008, estava em plena atividade, expressando raiva social genuína e espontânea. Nessas circunstâncias, em que a reestruturação sistêmica implicou na intensificação da repressão e no aumento da proteção legislativa dos privilegiados, enquanto a atividade de qualquer pessoa envolvida na luta social produziu múltiplas agressões (desde solidariedade operária vigorosa, manifestações de massa, ocupações de edifícios e espaços públicos, ações coletivas diretas até ações revolucionárias armadas), surgiu a questão de dezenas de presos políticos.

Devido à atualização das leis “antiterroristas” e dos mecanismos do complexo jurídico-repressivo, mas também levando em conta a escalada da própria ação revolucionária, esses presos políticos estavam agora enfrentando penas severas e/ou longas. Isto criou uma situação nova para a maioria da parte radical da sociedade desde a queda da junta militar (1974). As principais características desta situação pareciam ser sua severidade e duração. É precisamente neste contexto que o Fundo de Solidariedade foi criado para dar apoio consistente e estável aos prisioneirxs e perseguidxs por sua ação subversiva ou por sua participação em lutas sociais.

De 2010 até hoje, o Fundo de Solidariedade tem procurado obter apoio político, moral e material regular e consistente para a coleta de recursos, que derivam principalmente da participação consciente de cada um de nós, assim como de grupos e coletivos, contribuindo para a continuação de uma solidariedade efetiva. Entretanto, a contínua repressão estatal resulta em um grande número de presos políticos e despesas judiciais e, consequentemente, em necessidades materiais particularmente elevadas.

No momento, o Fundo de Solidariedade apoia mensalmente 21 prisioneiros: Koufontinas Dimitris, Michailidis Giannis, Xiros Savvas, Petrakakos Giorgos, Sakkas Kostas, Stathopoulos Vangelis, Christodoulou Spyros, Mantzouridis Christos, Fotis Daskalas, Iasonas Rodopoulos e os 11 militantes turcos e curdos: Harika Kızılkaya, Hazal Seçer, Sinan Oktay Özen, Sinan Çam, Ali Ercan Gökoğlu, Burak Ağarmış, Halil Demir, Hasan Kaya, Anıl Sayar, İsmail Zat, Şadi Naci Özpolat. Em muitos casos, também tentamos cobrir, na medida do possível, os custos e a fiança dos camaradas que são perseguidos por causa de sua identidade política, suas ações ou mesmo por causa de seu parentesco/acompanhamento com ativistas presos.

Em anos anteriores, devido à pandemia, vivemos situações sem precedentes tanto como sociedade e como movimentos políticos, mas também em termos de condições carcerárias e do processo de arrecadação de fundos para apoiar os prisioneiros. O Estado, como era de se esperar, aproveitou a difusão da covid-19 como outro meio de impor novas políticas repressivas. No entanto, ao longo destes tempos conseguimos assegurar os recursos necessários para apoiar os camaradas presos e também para cobrir vários custos legais que surgiram. Nossas campanhas anteriores bem-sucedidas de financiamento de firefound apoiadas por pessoas de todo o mundo também contribuíram para este esforço. As necessidades da estrutura, entretanto, são sempre constantes, desde que haja camaradas presos e perseguidos.

Agora que estamos vivenciando as consequências do tratamento da pandemia pelo Estado e todos os novos planos que eles já começaram a implementar – com resultados catastróficos – como a nova política educacional (abolição do “asilo”, operações repressivas dentro dos campi), o despejo das okupas, as intervenções repressivas da polícia em espaços públicos que até agora eram utilizados para eventos de apoio econômico, estamos enfrentando novas dificuldades em relação ao apoio moral, material e político dos ativistas presos e perseguidos. É por isso que decidimos apelar mais uma vez para compas de todo o mundo para nos ajudar a fortalecer o propósito da estrutura e para nos ajudar financeiramente através da plataforma do fundo de incêndio.

ATÉ A DEMOLIÇÃO DA ÚLTIMA PRISÃO

NINGUÉM É LIVRE ATÉ QUE TODOS NÓS SEJAMOS LIVRES

SOLIDARIEDADE COM OS PRESOS POLÍTICOS – APOIAMOS OS ATIVISTAS PRESOS MATERIALMENTE – ETICAMENTE – POLITICAMENTE

Um pouco mais sobre o projeto…

O Fundo de Solidariedade para prisioneiros e ativistas perseguidos é uma estrutura de âmbito nacional que consiste em assembleias individuais em várias cidades. A assembleia em cada cidade funciona de forma autônoma, atuando e projetando ações, eventos, debates envolvendo tanto prisioneiros políticos quanto a questão da prisão nos infernos modernos. A cada poucos meses, os membros desses grupos locais se reúnem em uma assembleia nacional do Fundo de Solidariedade, que tem caráter público e é realizada (ciclicamente) em uma das cidades constituintes. Nesta assembleia aberta, são discutidas questões organizacionais e perspectivas da estrutura e são tomadas decisões sobre eventos, publicações de livros/revistas e ações que possam apoiar e promover seus propósitos. As decisões são tomadas horizontalmente e igualmente, além de qualquer tipo de competição e hierarquia, em uma estrutura de tomada de decisão coletiva de acordo com a política de seus membros, longe de qualquer prática de votação e delegação.

Em nosso esforço para atender às necessidades financeiras da estrutura, além das diversas publicações, realizamos também diversos atos de ajuda financeira. Entretanto, esta estrutura não poderia ter sobrevivido sem o apoio de comunidades individuais e coletivos que percebem sua existência e continuação como necessária e indispensável. O apoio aos esforços do Fundo de Solidariedade, especialmente dos coletivos, através de sua participação em reuniões locais, ou mesmo através de uma contribuição financeira regular e consistente, é de vital importância. Além disso, o apoio de camaradas no exterior continua sendo muito importante. Este apoio desenvolve o senso de solidariedade e interação com coletivos e organizações em nível internacional e também ajuda substancial e ativamente a estrutura em sua tentativa de atender as necessidades diárias dos prisioneiros. Portanto, um objetivo básico de seus membros é a manutenção e o fortalecimento das relações internacionais, numa tentativa de criar redes e até mesmo de coletivizar a resistência, tanto fora como dentro das paredes da prisão. Este esforço inclui a comunicação e a organização de eventos no exterior, assim como a organização de eventos e a oferta de hospitalidade aos camaradas aqui (na Grécia).

A estrutura do Fundo de Solidariedade apoia pessoas que lutam e são perseguidas e presas por sua participação em lutas sociais e de classe, por sua ação subversiva, dentro do espectro da luta revolucionária polimorfa. Também apoia os camaradas que acabam na prisão, acusados de crimes aparentemente não diretamente relacionados com as lutas sociais, mas sua identidade política e suas ações os identificam claramente como parte do movimento radical. Da mesma forma, quando a brutal repressão estatal criminaliza as relações de amizade/família/sociedade, a própria solidariedade humana, optamos por apoiar as pessoas que permaneceram com dignidade e foram o alvo dessas relações. Uma condição essencial e não negociável para o desenvolvimento de uma relação dialética de apoio é a recusa em cooperar com as autoridades durante a detenção e prisão, bem como o reconhecimento de uma comunidade em luta, longe de qualquer tipo de hostilidades e polêmicas dentro e contra ela.

Ao mesmo tempo, não seria possível não ser solidário com os casos concretos dos presos sociais que, estando na prisão, se associaram ao movimento revolucionário e continuam lutando e batalhando com dignidade por melhores condições nos infernos, com todos aqueles que projetam a importância da interconexão das lutas dentro e fora dos muros da prisão. Também consideramos muito importante o apoio político e prático aos migrantes; numa tentativa de rebaixar a existência dos migrantes, os estados os proíbem sistematicamente e os encarceram em campos de concentração. Neste sentido, tentamos contribuir materialmente para as diversas iniciativas que são lançadas e procuramos nos conectar com as respectivas estruturas. Porque, acima de tudo, somos contra qualquer tipo de confinamento e, portanto, continuaremos a lutar junto com todos aqueles mencionados acima.

Finalmente, além do Fundo de Solidariedade para o apoio financeiro regular dos prisioneiros, existe também um Fundo de Solidariedade paralelo que, na medida de suas possibilidades (financeiras), ajuda a cobrir imediatamente emergências, como custos judiciais e fiança, desde que os fundos sejam pagos dentro de um período de tempo razoável.

Hoje, alguns anos depois (desde nossa criação), somos novamente chamados a ler as condições que estão sendo criadas dentro de um cenário que está se tornando mais claro e a reorganizar o apoio consistente do movimento aos militantes presos com termos e objetivos igualmente claros. A reestruturação capitalista expressa através de um ataque global de cima contra toda a gama da vida social do país parece tornar-se permanente. Agora está claro que, independentemente das mudanças nas cores e nomes dos que governam, a implementação de estratégias que impõem pobreza generalizada, canibalismo social e repressão estatal é uma via de sentido único para o mundo do capital e a desigualdade que ele produz. A falsa esperança de confiar a gestão à “esquerda” também é aniquilada. Aqueles das classes sociais mais baixas compreendem cada vez mais a importância de sua própria organização para administrar – também materialmente – as necessidades que surgem.

O movimento revolucionário, do qual fazemos parte, parece compreender os limites da espontaneidade que nos últimos anos nos alimentou e nos levou à vanguarda, mas que ainda é insuficiente para iniciar uma mudança social completa. Ela parece amadurecer e se estruturar através das estruturas organizacionais que correspondem a um movimento. Assim, por um lado, temos o esforço contínuo e explícito das classes privilegiadas para impor ainda mais desigualdades e coerção e, por outro, o mundo da luta que tenta seu contra-ataque organizado. Em termos simples, entende-se que o número já elevado de militantes perseguidos e presos permanecerá inalterado – se não, estará aumentando – tornando-se assim uma questão real a ser tratada por aqueles setores da sociedade em luta que querem se chamar – e agir – revolucionários.

Após todos esses anos, após as contínuas perseguições e prisões, consideramos que a existência do Fundo de Solidariedade é atual e necessária. Ser mais uma pedra em um mosaico que está sendo construído pelas lutas multiformes contra as prisões, que nos incitam a agir contra um dos principais pilares do sistema de opressão e exploração.

Fonte: https://www.firefund.net/tameio22

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

O ar tremeluz –
A areia sobre o rochedo
Vai caindo aos poucos.

Hattori Tohô