[Rússia] Casal anarquista russo condenado por vandalismo por criticar o Serviço Federal de Segurança (FSB)

CHELYABINSK – Um tribunal russo condenou um casal de autodeclarados anarquistas a 21 meses em uma colônia de trabalho por criticar o Serviço de Segurança Federal (FSB) ao desfraldar uma faixa de protesto na sede da agência em 2018.

Uma colônia de trabalho é uma penitenciária semelhante a um dormitório localizada perto de uma instalação industrial onde os condenados trabalham ao lado de funcionários regulares.

Pavel Chikov, da organização de defesa legal Agora, escreveu no Telegram que o tribunal distrital central na cidade de Urais de Chelyabinsk condenou Dmitry Tsibukovsky e Anastasia Safonova em 19 de setembro depois de considerá-los culpados de “vandalismo motivado pelo ódio político”.

Tsibukovsky disse anteriormente que ele e Safonova foram torturados enquanto estavam sob custódia. Os promotores queriam cinco anos de prisão por cada réu.

Tsibukovsky e Safonova foram inicialmente presos em 2018 depois de colocarem a bandeira anti-FSB para expressar solidariedade com um grupo de ativistas presos em 2017-18 por supostamente criarem um grupo terrorista chamado Set (Rede), com células em Moscou, São Petersburgo, Penza e Omsk, bem como na vizinha Bielorrússia.

Em setembro de 2021, o tribunal condenou Tsibukovsky a dois anos e meio e Safonova a dois anos de prisão pela mesma ação, mas um tribunal de apelações anulou as sentenças em novembro e enviou o caso de volta aos investigadores.

Antes disso, o caso contra Tsibukovsky e Safonova foi descartado duas vezes depois que os investigadores não conseguiram provar elementos de crime nas ações do casal.

Fonte: https://www.rferl.org/a/russian-anarchist-couple-convicted-hooliganism-fsb/32041059.html

Tradução > abobrinha

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/09/07/promotores-russos-atras-de-longas-sentencas-de-prisao-para-casal-anarquista-em-cheliabinsk/

agência de notícias anarquistas-ana

Até o barreleiro
Já parou de gotejar –
O canto do grilo.

Nozawa Bonchô