Promotores russos atrás de longas sentenças de prisão para casal anarquista em Cheliabinsk

Promotores da cidade russa de Cheilabinsk pediram à corte para sentenciar um casal anarquista a seis anos de prisão por acusações de vandalismo motivado por ódio e inimizades.

Pavel Chikov da organização de defesa legal Agora escreveu no telegram que os promotores pediram a corte do distrito central na cidade de Ural para condenar Dimitri Tsibukovsky e sua esposa Anastasia Safovona no dia 30 de agosto.

O cerne das acusações foi uma faixa colocada pelo casal em fevereiro de 2018 próximo a um prédio do serviço federal de segurança (FSB) em Cheilabinks, com as palavras: “FSB: principal terrorista.”

Ao colocar a faixa, Tsibukovsky e Safovona expressaram sua solidariedade ao grupo de ativistas presos entre 2017 e 2018, acusados de criar um grupo terrorista chamado Set (Rede), com células em Moscou, São Petersburgo, Penza e Omsk, assim como nos arredores da Bielorrússia.

No ano passado, nove membros do grupo foram condenados por terrorismo e sentenciados a longos períodos de prisão.

A Anistia Internacional referiu-se as acusações de terrorismo como uma invenção dos serviços de segurança russos. Eles afirmam que elas foram produto da imaginação, fabricadas como uma tentativa de silenciar estes ativistas.

Os guardiões dos direitos humanos, localizados em Londres, afirmam que o caso é “o mais recente abuso do sistema de justiça com motivações políticas para mirar nos jovens”.

O casal, Tsibukovsky e Safovona, foi preso pela primeira vez em 2018. Tsibukovsky disse que na época eles foram torturados enquanto estavam sob custódia. O caso foi encerrado duas vezes antes de os investigadores falharem em provar elementos de crime nas ações do casal.

Eles também foram acusados de vandalismo por conta de grafites de protesto contra reformas de pensão impopulares em 2018.

O casal foi preso em abril de 2020 e enviado para passar quatro meses em prisão preventiva antes de ser transferido para cumprir prisão domiciliar.

Fonte: https://www.rferl.org/a/chelyabinsk-anarchist-couple-prosecution/31435074.html

Tradução > Calinhs

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/08/18/russia-o-prisioneiro-antifascista-viktor-filinkov-mudou-se-para-a-cela-do-porao-por-sentar-se-na-cama/

agência de notícias anarquistas-ana

vôo de borboletra
do mundo das coisas
pro mundo das letras

Alexandre Brito