[Portugal] 4 de fevereiro de 1977: manifestação anarquista no Rossio pela libertação do português João Freire, preso em Barcelona numa reunião da FAI

Em Janeiro de 1977, quando em Espanha o movimento anarquista e anarcosindicalista se tentava reorganizar, depois da morte de Franco, já na chamada “transição”, uma reunião da FAI, em Barcelona, foi interrompida pela polícia e os participantes presos. Entre eles, em representação da FARP (Federação Anarquista da Região Portuguesa), estava João Freire (1), que conta detalhadamente este episódio no seu livro autobiográfico “Pessoa Comum no seu tempo”, (pgs. 453-459).

Informados da prisão de João Freire, alguns dos grupos constituintes da FARP defenderam que deviam tomar posição sobre esta prisão e comvocaram um protesto público, no Rossio, para 4 de Fevereiro, quase uma semana depois das prisões, que tinham acontecido no domingo anterior, 30 de janeiro.

A convocatória da manifestação refere que “ao contrário do que os órgãos de informação têm propalado, foi preso no passado domingo um anarquista português: João Freire, ex-exilado em França do regime salazarista. Simultaneamente, é encarcerado em toda a Espanha um elevado número daqueles que se opõem à paz podre do Sr. Suarez e dos seus avalizadores ocidentais”.

E acrescenta: “Nós, que não somos discretos nem tememos as repercussões políticas dos escândalos diplomáticos, não abdicamos de nos solidarizarmos com o nosso companheiro e com as demais vítimas da repressão”.

Conclui ainda o comunicado. “Assim, apelamos a todos os revolucionários a participarem num movimento de solidariedade, o mais amplo possível, que se inicia hoje às 19 horas, com uma manifestação no Rossio.

PELA LIBERTAÇÃO DE JOÃO FREIRE E DE TODOS OS PRESOS ENCARCERADOS NAS MASMORRAS ESPANHOLAS!

NÃO ÀS PSEUDO-LIBERALIZAÇÕES, SIM À REVOLUÇÃO SOCIAL!”

Assinam a convocatória os grupos anarquistas Acção DirectaA Ferro e FogoLanterna NegraOs SolidáriosLiberdadeNúcleo de Intervenção Anarquista e Indivíduos Anarquistas.

Sobre a manifestação (em que não esteve presente) também se referiu João Freire no livro atrás citado, diminuindo a dimensão da solidariedade então manifestada e reduzindo-a a uma caricatura. Para a manifestação não foi pedida autorização e, na verdade, esteve presente um grande contigente da polícia, tendo havido confrontos com alguns manifestantes, bem mais do que “a meia dúzia” referida por João Freire, na passagem que dedicou a esta manifestação na sua autobiografia.

“(…) Na FARP, as atitudes divergiram (como seria de esperar) (2). Enquanto a maior parte, preocupada, acatou sem qualquer dificuldade esta orientação, o grupo “Acção Directa” queria passar imediatamente à “agitação de rua”. E foi contrafeitos que se retiveram durante alguns dias, parece que dando uma espécie de ultimato (“o mais tardar na sexta-feira…”). Assim, quando eu já sobrevoava a meseta ibérica a caminho de casa, eles estavam distribuindo panfletos na Cidade Universitária sobre o “Anarquista português preso em Espanha” e convocando uma manifestação de protesto para o fim da tarde na Praça da Figueira (sic). Disseram-me camaradas que a observaram (mas não se envolveram nela) que foi mais um triste espectáculo, com a praça cheia de polícias e meia dúzia de jovens excitados pelos slogans bombásticos do Gabriel Mourato (do tipo “Morte ao Estado e a quem o apoiar! Morte à polícia!”, completamente isolados e recebendo dichotes ríspidos e mesmo ameaças dos passantes e de grupos de “retornados” que ali estacionavam (“Vão mas é lá para a Rússia…”) e o “líder” espumando raiva e impotência por todos os poros!”   – João Freire, “Pessoa Comum no seu tempo”, (pg. 459).

Um relato pouco preciso do que aconteceu, mas que dá conta do ambiente que já se vivia na FARP (a Acção Directa e outros grupos abandonaram mesmo a organização durante este ano) e que haveria de agravar-se com a participação de João Freire no Congresso Anarquista de Carrara, um ano depois, de que o grupo Acção Directa se dessolidarizou e criticou de forma pública e violenta as decisões ali tomadas, nomeadamente acerca da violência revolucionária, tendo a FARP sido dissolvida oficialmente em Novembro de 1979.

1) João Freire, sociólogo, professor universitário reformado. Frequentou o Colégio Militar, oficial da Armada, desertou em 1968 da guerra colonial, depois exilado político em França. Fundador da revista “A Ideia” e da FARP. Investigador sobre o anarquismo e as lutas sociais na 1ª República. Ex-anarquista. Publicou como testemunho deste afastamento dos ideais anarquistas o livro Um projecto libertário, sereno e racional (Lisboa, Colibri, 2018).

2) Segundo João Freire, o advogado que seguia o seu caso, “Joaquim Pires de Lima, com escritório em Cascais”, teria aconselhado a “não levantar “burburinho público” durante uma semana, para a hipótese de as coisas se resolverem pelo melhor,; se eu não fosse libertado nesse prazo, podia então pensar-se que eu estava judicialmente em má posição (sob alguma acusação grave) e dever-se-ia agir por outros meios”.

Freire, João ” “Pessoa Comum no seu tempo – Memórias de um médio burguês de Lisboa na segunda metade do século XX”, Edições Afrontamento, Lisboa, 2007.

Fonte: https://memorialibertaria.blogs.sapo.pt/4-de-fevereiro-de-1977-manifestacao-42315

agência de notícias anarquistas-ana

Acabou-se a festa.
Resta, no silêncio,
o rumor da floresta.

Ledo Ivo

One response to “[Portugal] 4 de fevereiro de 1977: manifestação anarquista no Rossio pela libertação do português João Freire, preso em Barcelona numa reunião da FAI”

  1. Anónimo

    CADA PESSOA INDIVIDUALMENTE SEGUE A SUA VIDA. E NÃO SERÁ O MOTIVO PARA UM ESTUPOR NÃO FAZER A SUA PRÓPRIA BIOGRAFIA.

    Os adeptos da psicologia analítica, pedra a pedra, bem podem desmontar o caso de deserção militar do oficial da Armada João Freire. Além disso, é preciso entender que este desertor é filho do senhor General Carlos Silva Freire, “nomeado comadante da 3.º Região Militar em Maio de 1961 e, munido de uma «instrução pessoal secreta» do CEMGFA de 5 de Junho, chega a Luanda no dia seguinte, assumindo interinamente as funções de encarregado do governo e comadante-chefe de todas as forças (terra, mar e ar) em Angola.” Por exemplo, os leitores que apreciam história militar, devem consultar o referido calhamaço, pg.177. Creio que os activistas da Acção Directa também foram os que nunca engoliram a cantilena do académico João Freire. A propósito das imagens do curto filme, João Freire é o militar da Armada que ostenta braçadeira preta.

    https://arquivos.rtp.pt/…/condecoracao-postuma-ao…/