Em 7 de fevereiro, a audiência de apelação de Dzmitry Dubouski ocorreu no Tribunal da Cidade de Minsk. O juiz Jauhien Pisarevich manteve a sentença inalterada. A sentença cumulativa de Dzmitry por participação em ações diretas em 2008-2010 e em 2020 é de 20 anos de prisão.
Em 25 de fevereiro, Dzmitry foi transferido para uma colônia penal nr. 3 perto de Viciebsk.
Também em 7 de fevereiro, ocorreu a audiência de apelação de Krystsina Charankova. Sua sentença (dois anos e meio por “alimentar o ódio” contra policiais por meio de comentários no Instagram) foi deixada sem alterações.
Em 17 de fevereiro, o Ministério de Assuntos Internos da Bielorrússia revisou sua “Lista de extremistas”. Entre outros, Krystsina foi adicionado a esta lista.
Mais tarde, em fevereiro, Krystsina foi transferida para uma colônia penal nr. 4 em Homiel.
Em 9 de fevereiro, soube-se que Jauhien Rubashka havia sido transferido para uma cela fechada em uma colônia penal nr. 2. Cela fechada significa uma severa limitação da possibilidade de se movimentar e de estar ao ar livre. Antes disso, a administração da prisão colocou Jauhien em uma cela de isolamento de punição três vezes, por 10, 7 e 7 dias, por motivos inventados.
Em 14 de fevereiro, o tribunal considerou o recurso de Anastasia Kukhta. A sentença permaneceu inalterada. Em 11 de novembro de 2022, Anastasia recebeu uma sentença de 5 anos por várias acusações relacionadas a assembleias pacíficas em 2020.
Este resumo mensal de notícias é ilustrado por desenhos que Anastasia fez na prisão.
Na primeira quinzena de fevereiro, Siarhei Ramanau saiu de uma cela de isolamento de castigo onde passou 15 dias. Siarhei ainda está em uma cela fechada de uma colônia penal nr. 4 em Vaukavysk; a administração da prisão o enviou para lá em dezembro de 2022 por 4 meses.
Em 14 de fevereiro, Ihar Alinevich saiu de uma cela de isolamento de punição (parece que ele passou lá um mês). Durante esse tempo, ele recebeu apenas 2 cartas de sua mãe das 8 cartas que ela enviou.
Em 18 de fevereiro, Mikita Jemialjanau saiu de uma cela de isolamento de punição. Apesar de uma pressão contínua por parte da administração da prisão e punição regular por cela de isolamento, Mikita faz exercícios físicos para ficar em forma.
Em 28 de fevereiro, a Suprema Corte considerou apelações de anarquistas condenados em um processo chamado de “organização criminosa internacional”.
As sentenças de Aliaksandr Frantskevich, Akikhira Gajeuski-Khanada, Marfa Rabkova e Andrei Chapiuk foram reduzidas em 3 meses. Todas as outras sentenças permaneceram inalteradas.
As seguintes sentenças entraram em vigor:
Aliaksandr Frantskevich – 16 anos e 9 meses de prisão;
Akikhira Gajeuski-Khanada – 15 anos e 9 meses;
Marfa Rabkova – 14 anos e 9 meses;
Aliaksei Halauko – 12 anos;
Aliaksandr Kazlianka – 6 anos;
Mikita Dranets – 6 anos;
Pavel Shpetny – 6 anos;
Andrei Chapiuk – 5 anos e 9 meses;
Andrei Marach – 5 anos;
Daniil Chul’ – 5 anos.
Tradução > Contrafatual
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Solidão.
Após a queima de fogos,
Uma estrela cadente.
Shiki
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!