Ninguém vai ficar sozinho | Arrecadação de fundos para apoiar anarquistas e antifascistas presos na Bielorrússia

Já se passaram quase dois anos desde os protestos de 2020 na Bielorrússia. O movimento anarquista, assim como o resto de ativistas e jornalistas, enfrentou a maior repressão de todos os tempos. Muitos ativistas tiveram que deixar o país, outros ficaram atrás das grades. ABC-Bielorrússia [Cruz Negra Anarquista] continua sua atividade e precisa de apoio mais do que nunca. No momento, existem cerca de 30 anarquistas e antifascistas presos na Bielorrússia e o número continua crescendo.

Estamos no meio de um grande julgamento com 10 réus que provavelmente duraria o verão inteiro. Leia mais sobre o caso aqui: abc-belarus.org/?p=13936&lang=en

Todas as semanas só este caso nos custa 3000 euros. Sem a sua ajuda, não poderemos fornecer apoio neste julgamento por muito tempo, o que significa que os ativistas perderão a oportunidade de obter assistência jurídica. Outros camaradas precisam de visitas de advogados, pacotes de comida, apelações – tudo isso requer mais dinheiro do que somos capazes de juntar.

Qualquer doação é mais que bem-vinda! Por favor, compartilhe esta chamada com seus companheiros e grupos, organize eventos de arrecadação de fundos para nós e divulgue sobre os anarquistas presos da Bielorrússia.

Mais Informações

No momento da publicação deste apelo, mais de 2.000 prisioneiros da revolta de 2020 estão nas prisões do regime de Lukashenko. Entre eles estão pelo menos 30 anarquistas e antifascistas que foram submetidos à repressão política, tortura e prisão por causa de seu ativismo político. Muitos camaradas foram forçados a deixar a Bielorrússia para evitar pesadas penas de prisão e violência do regime.

Dois anos após o início dos protestos, os julgamentos políticos continuam. Há um mês, quatro anarquistas foram condenados a penas de prisão de 4,5 a 5 anos no “caso Pramen”[1]. Há algumas semanas, começou um julgamento no caso da chamada “organização criminosa internacional de anarquistas”, que é produto da imaginação da polícia política. Na realidade, o caso foi inventado com o único propósito de destruir o movimento anarquista. Há 10 pessoas no banco, e o julgamento está sendo realizado a portas fechadas.

Várias outras pessoas aguardam julgamento, incluindo Kristina Cherenkova, Anna Pyshnik e Oleg Avdeyenko.

No ano passado, a ABC-Bielorrússia gastou dezenas de milhares de euros em advogados, pacotes de prisão e assistência às famílias dos prisioneiros. Todo este apoio foi possível principalmente através da solidariedade internacional – recebemos todas as doações dos nossos camaradas.

A guerra na Ucrânia afetou a quantidade de apoio aos prisioneiros bielorrussos. Na arena internacional, tornou-se uma prioridade apoiar aqueles que lutam contra o regime de Putin. E acreditamos que esta é a coisa certa a fazer. Mas a resistência contra o regime de Putin e Lukashenko continua, inclusive nas prisões da Bielorrússia. Acreditamos que os presos não devem ser abandonados mesmo em momentos tão difíceis.

Nossos fundos estão se esgotando e somos forçados mais uma vez a iniciar uma campanha de financiamento colaborativo. Somente com o seu apoio poderemos continuar a ajudar nossos camaradas.

Seu dinheiro será usado para o seguinte:

  • Pagando de advogados (no momento gastamos cerca de 3.000 euros por semana para advogados apenas no caso da organização criminosa anarquista internacional)
  • Pagando pacotes aos presos – a comida nas prisões é muito ruim, e sem pacotes de comida de fora os reprimidos não podem comer direito.

Este é o mínimo que será coberto se o financiamento colaborativo for bem sucedido. Se mais dinheiro for arrecadado, no entanto, poderemos ajudar as famílias dos companheiros encarcerados e cobrir o custo adicional de sustentar os prisioneiros na prisão.

Até que todos estejam livres.

Cruz Negra Anarquista Bielorrússia.

[1] Um coletivo anarquista da Bielorrússia, reconhecido pelas autoridades bielorrussas como uma formação extremista. O site do coletivo é pramen.io

>> Clique aqui para colaborar:

https://www.firefund.net/abcbelarus

Tradução > GTR@Leibowitz__

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/05/10/bielorrussia-anarquistas-condenados-no-caso-pramen/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/04/19/bielorrussia-mae-de-fugitivo-anarquista-bielorrusso-sentenciada-por-acusacao-de-perturbacao-da-ordem-social/

agência de notícias anarquistas-ana

Frases compostas
no sol que passeia
sob minha caneta.

Jocelyne Villeneuve