Esta noite, explodimos a caixa de correio da empresa de engenharia civil Sauerwein Schäfer SSB AG em Zurique. A SSB é propriedade integral há cerca de 10 anos do ERG International Group, uma das maiores construtoras da Turquia. Bem relacionados no palácio, os bilionários turcos da construção são, junto com a indústria de armas, os que mais lucraram diretamente com as políticas econômicas de Erdogan – e são os principais responsáveis pelos efeitos devastadores do recente terremoto.
Hoje, o povo curdo em todo o mundo comemora seu Ano Novo, Newroz. Eles comemoram em 2023 de luto. Mais de 50.000 pessoas perderam a vida no terremoto do início de fevereiro, centenas de milhares ficaram sem nada, dificilmente há uma família que não seja diretamente afetada. Mas eles também comemoram o Ano Novo sabendo que precisam olhar para frente. A um ano cheio de lutas. Na Turquia, as eleições estão chegando e já ficou claro que Erdogan não hesita em explorar o terremoto diretamente para sua política genocida e pressionar por uma mudança demográfica nas áreas afetadas. Na Síria, o IS está se reconstruindo, nas montanhas do norte do Iraque, os guerrilheiros continuam sendo atacados com bombas e gás venenoso, e às vésperas da Terceira Guerra Mundial Imperialista, o caos e o fascismo parecem ter se tornado a melhor opção disponível para vários jogadores globais.
Sem dúvida, este Newroz servirá também para reunir forças para os próximos confrontos. Olhar para trás para seguir em frente. Para lembrar quem é o inimigo e, sobretudo, quem está do seu lado. Porque isso é força. As estruturas de solidariedade de bairro que brotam hoje no sudeste da Turquia contra as administrações militarizadas são as barricadas dos próximos confrontos, os guerrilheiros nas montanhas estão desenvolvendo novas técnicas, táticas e estratégias em um ritmo alucinante. Em sua resistência bem-sucedida contra inimigos internos e externos, Rojava há muito se tornou um símbolo de liberdade e autodeterminação para todas as pessoas oprimidas em todo o mundo.
Nesse sentido, hoje realizamos uma ação simbólica contra o SSB e o ERG e a família Erbilgin por trás dele. Nós, especialmente como internacionalistas, devemos ter uma coisa clara: não é o terremoto que matou todas aquelas pessoas, são os interesses lucrativos de um pequeno grupo de aproveitadores. Cobertas pelo palácio e pela corrupção, as grandes construtoras e imobiliárias vêm acumulando lucros gordos há anos e décadas. A família Erbilgin, uma das mais ricas da Turquia, pertence justamente a essa laia. A relação entre esses círculos e o regime do AKP é simbiótica. Tendo ficado ricos por meio de gigantescos contratos de infraestrutura, eles estão ligados ao palácio turco para o bem ou para o mal – e o palácio a eles.
Um terremoto não tem rosto, nem endereço. Mas o fascismo turco, o verdadeiro assassino, tem rostos e endereços. Também aqui na Europa. Deve ser atacado. Com todas as nossas forças.
Viva a solidariedade internacional!
Fonte: https://barrikade.info/article/5754
Tradução > Contrafatual
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/02/14/espanha-somente-o-povo-salva-o-povo/
agência de notícias anarquistas-ana
Primeiro sonho do ano —
Sem contar a ninguém
Sorrio em silêncio.
Shô-u
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!