Neste livro, lançado em outubro de 2011, após uma experiência ruim junto ao movimento Occupy na sua cidade nos EUA, Lorenzo aborda o racismo existente dentro dos grupos de esquerda, especialmente nas organizações anarquistas e ONGs, relatando esta e outras ocorrências racistas na sua história. O autor explica como a esquerda, composta majoritariamente de pessoas brancas de classe média, acredita que, simplesmente por se autodenominar militante antirracista, não poderiam reproduzir o racismo dentro dos seus grupos, ou mesmo fora deles.
Lorenzo sobre o livro: “Eu provejo aos radicais brancos as ferramentas com as quais trabalhar, um referencial teórico e alguma análise sobre opressão racial. Eu não posso, entretanto, fazê-los dar os passos para realmente usá-la para desmantelar o racismo dentro dos movimentos radicais.”
O livro contará também com outros textos, incluindo entrevistas com Lorenzo e sua companheira JoNina, em sua maioria inéditos em português. O livro será lançado com autorização do autor.
Todo o recurso gerado com a venda do livro será destinado para o lançamento de outros livros que contribuam para a construção de um anarquismo não branco. Todo o trabalho feito por nós, incluindo as traduções, é feito de forma voluntária. Num futuro próximo, destinaremos recursos dos lançamentos para movimentos sociais autônomos, especialmente os Pretos.
Loja do Escurecendo o Anarquismo: form.jotform.com/231376710364050
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Neste outono,
Como estou ficando velho!
Pássaros nas nuvens.
Bashô
parabens
Parabéns pela análise e coerência.
Olá Fernando Vaz, tudo bem com você? Aqui é o Marcolino Jeremias, um dos organizadores da Biblioteca Carlo Aldegheri, no…
Boa tarde, meu nome é Fernando Vaz, moro na cidade de Praia Grande. Há mais de 4 anos descobri que…
Avante!