[França] Temperaturas infernais e turismo de desastres

“A HUMANIDADE TORNOU-SE ESTRANHA O SUFICIENTE PARA EXPERIMENTAR COM SUCESSO SUA PRÓPRIA DESTRUIÇÃO COMO UM PRAZER ESTÉTICO DE PRIMEIRA CLASSE” – WALTER BENJAMIN

“Há fortes chances de que em julho experimentemos as temperaturas globais mais altas em 120.000 anos” acaba de declarar o professor Bill McGuire, climatologista e vulcanólogo. No entanto, provavelmente estamos experimentando o verão mais fresco do resto de nossas vidas.

  • Na Grécia, incêndios florestais causados ​​pela onda de calor e ventos fortes estão assolando a região de Atenas. Vários balneários já foram evacuados nesta terça-feira, 18 de julho.
  • O Aeroporto Internacional do Golfo Pérsico, no Irã, registrou um índice de calor de 66,7°C às 12h30 do dia 17 de julho. A combinação de temperatura do ar superior a 40°C e alta umidade, próximo ao mar mais quente do planeta, criou uma temperatura sentida além dos possíveis limites de sobrevivência do mundo animal.
  • No Kosovo, as temperaturas rondam os 40°C. Guardiões de um santuário florestal para ursos colocaram frutas e vegetais congelados nas árvores para permitir que eles se refresquem.
  • Em Sanbao, na China, o país registrou sua temperatura mais alta já registrada, chegando a 52,2°C.
  • Espanha está em alerta de onda de calor “extremo”, com calor até 44°C. O sul do país está gradualmente se transformando em um deserto e pode se tornar inabitável nas próximas décadas.
  • Na Córsega como no sul da França, passa dos 40°C. A água do Mediterrâneo pode atingir os 30°C em alguns pontos, perturbando o equilíbrio da vida neste mar que concentra uma biodiversidade marinha muito grande.
  • No Vale da Morte, na Califórnia, a temperatura ultrapassou os 56°C. Dezenas de turistas fizeram a viagem para se fotografar em frente ao termômetro em pânico, rindo. Uma experiência “emocionante” e “simpática”, dizem estes turistas da catástrofe à imprensa. No país mais poluente do mundo, cujo modo de vida insustentável contaminou o planeta, os habitantes se divertem com o caos climático.

Espera-se que os voos de avião dobrem em 10 anos, navios de cruzeiro cada vez maiores estão saindo dos estaleiros, jatos particulares e iates continuam vendo suas vendas explodirem e o ministro da Agricultura francês considera as temperaturas normais.

Walter Benjamim estava certo. A humanidade está agora suficientemente alienada para não mais se alarmar com o colapso de seu próprio ambiente, a convulsão do mundo ao seu redor. Como em “Don’t Look Up”, ela até se diverte. Como se estivesse fascinada pelo espetáculo de sua própria destruição.

Fonte: https://contre-attaque.net/2023/07/18/temperatures-denfer-et-tourisme-du-desastre/

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/07/12/franca-o-dia-mais-quente-o-recorde-de-voos-de-aeronaves-comerciais/

agência de notícias anarquistas-ana

Não pude imaginar
Esse tigre invisível
Que vês em meu nariz

Jeanne Painchaud