[França] O dia mais quente, o recorde de voos de aeronaves comerciais

Quinta-feira, 6 de julho, é oficialmente o dia mais quente da Terra desde o início dos registros, com temperaturas globais chegando a 17,23°C. Este recorde supera a medição anterior mais quente já feita… Terça-feira, 4 de julho, com 17,18°C.

  • O recorde anterior foi medido… na véspera, com 17,01°C! Três recordes em uma semana: é a primeira vez que a temperatura média da Terra supera os 17°C, seja qual for a estação do ano. Os picos de calor anteriores ocorreram em agosto de 2016 e julho de 2022, quando a temperatura média global atingiu 16,92°C.
  • Estes dados foram publicados pela Agência de Observação Atmosférica e Oceânica dos Estados Unidos (NOAA) e têm por base “a temperatura média em toda a superfície da Terra (oceanos e continentes, sendo a superfície destes últimos levada ao nível do mar )”.
  • Dados do serviço europeu Copernicus estabeleceram que em junho as temperaturas estiveram 1,46°C acima dos níveis pré-industriais. Já estamos ultrapassando o limite de 1,5°C estabelecido pelo Acordo de Paris em 2015, há apenas 8 anos.
  • Na China, abrigos subterrâneos antibombas estão abertos para permitir que os moradores se protejam do calor. Cidades como Hangzhou, Wuhan e Shijiazhuang abriram esses abrigos, como no verão passado. Pequim viu mais de nove dias consecutivos com temperaturas superiores a 35°C.
  • Esses recordes coincidem com a explosão do tráfego aéreo, que é muito poluente. Segundo o Flight Radar, que mede em tempo real o número de voos comerciais ao redor do mundo, até o dia 6 de julho havia mais de 20 mil aviões voando simultaneamente no céu. Foi o dia mais movimentado da aviação comercial já medido, com 134.386 voos.
  • Só a frota global de jatos particulares ultrapassa 23.133 aeronaves particulares em todo o mundo, número que mais que dobrou em 20 anos. Já a aviação de baixo custo (low cost) é subsidiada com dinheiro público, em detrimento de meios de transporte menos poluentes, como o trem.

É um suicídio coletivo, vamos impor nossa discordância.

Fonte: https://contre-attaque.net/2023/07/09/le-jour-le-plus-chaud-le-record-de-vols-davions-commerciaux/

agência de notícias anarquistas-ana

A vasta noite
não é agora outra coisa
se não fragrância.

Jorge Luis Borges