Enquanto o Canadá arde, o governo autoriza novas perfurações de petróleo

Em julho de 2023, mais de 9 milhões de hectares de floresta se transformaram em fumaça no Canadá, uma área quatro vezes maior que a Bretanha, três vezes maior que a Bélgica ou um país como a Hungria… Em junho, a fumaça de 400 incêndios descontrolados cobriu as cidades de Montreal e Ottawa e as principais metrópoles do nordeste dos Estados Unidos com uma espessa névoa laranja.

Em todo o mundo, a área destruída por incêndios aumentou duas vezes em 20 anos. A maior parte dos incêndios do mundo ocorre na floresta boreal, na Rússia, no Canadá e no Alasca, onde o aquecimento global está transformando a paisagem.

Apenas em julho deste ano, o governo canadense de Justin Trudeau e o da Terre-Neuve-et-Labrador, a província no nordeste do país, deram o aval para que a ExxonMobil realizasse um vasto projeto de perfuração de petróleo em alto-mar.

A empresa investirá US$ 165 milhões na busca de petróleo em meio a um “santuário marinho”, uma área protegida destinada, em princípio, a preservar a biodiversidade e as espécies ameaçadas de extinção.

Em maio, a empresa petrolífera BP, responsável pelo derramamento de petróleo no Golfo do México, foi autorizada a pilotar um projeto de exploração para descobrir petróleo na área.

O governo canadense pretende até mesmo reembolsar parte dos custos da multinacional petrolífera! O governo está subsidiando essa pesquisa para que o setor possa continuar a perfurar no mar, com o objetivo de dobrar a produção de petróleo no ambiente marinho após 2030. A meta é de 200 milhões de barris por ano. Tudo isso é justificado em nome dos “empregos” criados pelo setor. Uma área marinha na Nova Escócia, que abriga baleias ameaçadas de extinção, também é alvo de futuras perfurações.

Você leu certo: em um momento em que o Canadá está sofrendo todo o impacto do caos climático, seu governo está incentivando a busca por petróleo. Em 2022, os governos do mundo pagaram um recorde de US$ 1.097 bilhões em subsídios aos combustíveis fósseis. Afinal, não há razão para que o Extremo Norte escape do abrasamento…

Fonte: https://contre-attaque.net/2023/08/02/alors-que-le-canada-brule-le-gouvernement-autorise-un-nouveau-forage-petrolier/

agência de notícias anarquistas-ana

o dia abre a mão
três nuvens
e estas poucas palavras

Octavio Paz