‘Operação Crossroads’: quando os EUA bombardearam navios cheios de animais

Por Loreto Sánchez Seoane | 02/07/2023

Eles evacuaram os 167 indígenas que viviam nas ilhas e escolheram duas datas: 1º e 25 de julho de 1946. Sob o nome de Operação Crossroads, um ano após os EUA lançarem as bombas nucleares em Hiroshima e Nagasaki, 100 navios foram colocados no Atol de Bikini, no Oceano Pacífico, embora mais de 240 tenham sido usados, e mais de 5.000 animais foram usados para lançar duas bombas de 20 quilotons, cinco a mais do que as lançadas no Japão.

Foi um teste termonuclear em que primeiro foi lançada Gilda, uma bomba com a imagem de Rita Hayworth interpretando este papel, e 24 dias depois, Helena, em referência a Helena de Troia, a personagem mitológica pela qual foi desencadeada a guerra descrita em A Ilíada.

As plumas de água radioativa causadas por essas explosões atingiram os navios que transportavam animais. Muitos foram explodidos, outros morreram queimados pelas explosões e os que permaneceram vivos logo morreram devido à radioatividade. Os navios, alguns dos quais eram alemães ou japoneses, e que pertenciam aos Estados Unidos após serem capturados na Segunda Guerra Mundial, também não se saíram bem.

As consequências foram sentidas a curto e longo prazo. A operação também envolveu 42.000 pessoas e estima-se que a expectativa de vida delas foi reduzida em cerca de 3 meses devido à radiação. Além disso, a terra e a água ao redor das explosões tornaram-se impróprias para a agricultura e a pesca.

E não é só isso: embora três famílias tenham decidido retornar em 1974, elas só conseguiram viver lá por quatro anos, pois a quantidade de radioatividade que acumularam ao comer alimentos contaminados após as exposições as deixou doentes. Desde então, aquelas terras permanecem desabitadas.

Os testes foram conhecidos como Able e Baker. Eles escolheram aquele recife de coral em forma de anel no Pacífico central, que pertence às Ilhas Marshall, para investigar os efeitos de explosões nucleares em navios e embarcações da marinha. Para isso, detonaram uma das bombas em uma profundidade de 27 metros.

Como a cientista e analista política Jennifer Knox explicou à Newsweek, “alguns animais foram usados não apenas para estudar os efeitos da radiação em um indivíduo, mas também as consequências de longo prazo para a saúde das gerações posteriores”. Portanto, “os animais foram colocados a diferentes distâncias da explosão nuclear ou protegidos com diferentes tipos de materiais, alterando a dose de radiação que recebiam e sua exposição a ela”.

Eles também queriam ter um registro fotográfico de tudo o que estava acontecendo, então câmeras com detectores de radiação e coletores de amostras de ar foram instalados em diferentes mecanismos para não colocar em risco os pilotos das aeronaves. Além disso, fotografias de todo o processo de detonação foram tiradas por controle remoto de outras ilhas do atol, totalizando mais de 50.000.

Com todas essas informações, os EUA já sabiam que sua marinha seria dizimada por um ataque nuclear, mas queriam investigar mais a fundo. Para isso, um dos navios que havia sido usado, o USS Independence, foi rebocado até São Francisco para analisar os efeitos das bombas sobre ele. Conforme publicado no El País, depois que o arqueólogo marinho James Delgado encontrou o navio no local onde, anos depois, ele foi afundado para evitar a radiação, a primeira bomba detonada a 600 metros de distância destruiu os aviões a bordo, todos os animais que ele transportava e seu convés, além de provocar a detonação dos torpedos na popa do navio. A segunda bomba o destruiu quase completamente, deixando apenas seu esqueleto de ferro.

Fonte: https://www.elindependiente.com/tendencias/cultura/2023/07/02/la-operacion-crossroads-cuando-ee-uu-lanzo-bombas-nucleares-bajo-barcos-llenos-de-animales/

agência de notícias anarquistas-ana

Sempre do mesmo lado,
O dia todo e a noite inteira,
O vento da montanha.

Paulo Franchetti