[Reino Unido] Greenwashing, influenciadores pagos pelas 7 Irmãs

As empresas de combustíveis fósseis pagam influenciadores para fazer relações públicas. Infelizmente, isso está funcionando

No início deste mês, o mundo registrou o dia mais quente de todos os tempos, três vezes na mesma semana.

Ilhas gregas cheias de turistas foram evacuadas devido a incêndios que afetaram pelo menos nove países do Mediterrâneo. Dezenas de pessoas morreram em decorrência das chamas na Argélia.

Portanto, não é de surpreender que os gigantes do petróleo e do gás estejam cada vez mais determinados a desviar a culpa de suas ações e de seus lucros recordes – uma estratégia que agora inclui o uso de influenciadores.

Após uma pesquisa de meses nas profundezas da Internet, o DeSmog (fundado em janeiro de 2006, é um site jornalístico e ativista que se concentra em questões de mudança climática) descobriu centenas de exemplos de gigantes dos combustíveis fósseis pagando influenciadores em uma tentativa de convencer a geração do milênio de que as empresas de petróleo e gás “não são os vilões”.

Essa era a preocupação da BP em 2020, quando organizou uma cúpula interna para tratar de sua má percepção pública. Em um documento que vazou da conferência, a empresa declarou seu desejo de se tornar “mais afável, apaixonada e autêntica além do nosso atual centro de influência”.

“O que é empatia significativa em um mundo em que somos vistos como um dos vilões?”, lamentou no documento.

A solução, ao que parece, não é uma transição urgente dos combustíveis fósseis para a energia verde e renovável. Em vez disso, a BP disse que precisava mudar sua estratégia de relações públicas para “ganhar a confiança da geração mais jovem”.

Nossa investigação descobriu que tanto a BP quanto a Shell são grandes patrocinadoras de influenciadores nos últimos anos, financiando campanhas que atingiram bilhões de pessoas.

Entre elas, uma campanha no YouTube lançada em abril deste ano e liderada pelo ex-apresentador da BBC Dallas Campbell, que divulga o investimento da Shell em energia verde e realiza entrevistas com executivos da empresa.

As empresas de combustíveis fósseis têm grandes reservas para investir em publicidade digital. Enquanto a Shell anunciou no ano passado a contratação de um novo membro da equipe para executar suas campanhas no TikTok, a ExxonMobil, gigante do petróleo e gás, foi a empresa que mais gastou em publicidade no Facebook e no Instagram nos últimos cinco anos, desembolsando US$ 23,1 milhões desde junho de 2018.

O total de seguidores de todos os influenciadores que foram pagos por parcerias com combustíveis fósseis desde 2017, em publicações analisadas pela DeSmog, é de quase 60 milhões.

Dar aos millennials um motivo para “se conectar emocionalmente”.

No Reino Unido, um dos países mais preocupados com o clima do mundo, essas empresas parecem ter visado um tipo específico de influenciador em uma tentativa de tornar sua imagem mais verde.

Esses indivíduos tendem a ser apaixonados por tecnologia e inovação, muitas vezes com um zelo pelo ambientalismo, e são figuras públicas por si só, além de sua presença na mídia social.

Por exemplo, Robert Swan OBE, um explorador que foi homenageado em 1995 por ser a primeira pessoa a caminhar até os dois polos. No final de 2017, Swan e seu filho Barney foram patrocinados pela Shell para viajar ao Polo Sul e promover seus biocombustíveis “renováveis”, com a Shell divulgando a campanha nas mídias sociais.

Foi um sucesso de relações públicas para o sétimo maior emissor de CO2 do mundo, pelo menos de acordo com a Edelman, a empresa de relações públicas que conduziu a campanha.

A Edelman disse que a Shell foi encarregada de “dar aos millennials uma razão para se conectarem emocionalmente com o compromisso da Shell com um futuro sustentável”. A empresa de relações públicas se vangloria em seu site de que o envio da Swan & Son foi tão bem-sucedido que “as atitudes positivas em relação à marca [Shell]” aumentaram em 12%, fizeram com que o público da Shell tivesse “31% a mais de probabilidade de acreditar” que a empresa de petróleo está “comprometida com a produção de combustíveis mais limpos” e atraiu um público mais jovem.

Quando entramos em contato com ele para comentar, Barney Swan explicou à DeSmog que ele “certamente recebeu muitas críticas por trabalhar com a Shell”, mas que acredita que “o setor precisa de pessoas que se importam”. Tanto Barney quanto Robert ressaltaram que o apoio da Shell foi valioso, pois ajudou a testar os biocombustíveis.

Uma estratégia de greenwashing

Em 2021, os esforços de publicidade on-line da Shell aumentaram ainda mais. A campanha Pitch the Future, conduzida pela agência EssenceMediacom, ganhou o primeiro lugar na cerimônia de premiação anual do World Media Group.

A ideia por trás da campanha era desafiar os estudantes a resolver problemas reais de energia, e as melhores inovações receberiam um prêmio em dinheiro da gigante dos combustíveis fósseis. A campanha foi liderada por dois rostos conhecidos: o inventor britânico Colin Furze, que tem 12,5 milhões de seguidores no YouTube, e a influenciadora americana Astronaut Abby, uma entusiasta da ciência da Geração Z que tem mais de 300.000 seguidores no Instagram e 52.000 no TikTok.

Como o World Media Group reconheceu, o sucesso da campanha foi impressionante, gerando 127 milhões de visualizações e quase um bilhão de impressões. A EssenceMediacom se gabou de que o conteúdo da marca Shell “superou” os “benchmarks de conteúdo orgânico” da Furze, alcançando 59% mais interações do que o normal para publicações nos canais da Colin.

Um estudo de Harvard de 2022 analisou 2.325 publicações de mídia social de 22 grandes poluidores europeus. Ele constatou que 72% das postagens de empresas de petróleo e gás buscavam comunicar um compromisso com a inovação verde. No entanto, conforme apontado pelo estudo de Harvard, as empresas de combustíveis fósseis incluídas em sua análise investiram apenas 1,7% de suas despesas anuais de capital em tecnologias de baixo carbono entre 2010 e 2018.

“Esses esforços de mensagens públicas são parte integrante de uma estratégia mais ampla de lavagem verde cujo objetivo é retratar a Shell como campeã global na transição energética”, disse Gregory Trencher, professor associado da Escola de Estudos Ambientais Globais da Universidade de Kyoto, ao DeSmog. “Mas isso está longe da realidade: apesar de seu objetivo de alcançar emissões líquidas zero, a Shell abandonou seu plano de reduzir a produção de petróleo em 1-2% a cada ano até 2030 e reafirmou os planos de aumentar a produção de gás.”

Essa ofuscação da realidade parece particularmente perigosa quando realizada por influenciadores. As afirmações duvidosas da Shell são fáceis de identificar quando são divulgadas por ternos corporativos e comunicados impressos em tons de bege. Elas são mais difíceis de identificar e desmascarar quando são disseminadas em nossos feeds por pessoas especializadas em agradar a exércitos de admiradores on-line. Como Timothy Snyder escreveu em On Tyranny: “A maior carteira paga as luzes mais brilhantes”. E os gigantes dos combustíveis fósseis têm muito dinheiro para queimar.

Um porta-voz da Shell disse: “As pessoas sabem muito bem que a Shell produz o petróleo e o gás dos quais elas dependem hoje. No entanto, o que muita gente não sabe é que também estamos investindo bilhões de dólares em soluções de baixo e zero carbono em todo o mundo, como parte de nossos esforços para apoiar a transição energética”.

“Nenhuma transição energética pode ser bem-sucedida se as pessoas não estiverem cientes das alternativas disponíveis. Tornar nossos clientes cientes – por meio de publicidade ou mídia social – das soluções de baixo carbono que oferecemos atualmente ou que estamos desenvolvendo é uma parte importante e valiosa de nossas atividades de marketing.”

Sam Bright é vice-diretor da DeSmog no Reino Unido e autor de “Fortress London: Why We Need to Save the Country from Its Capital”.

Fonte: https://infoaut.org/approfondimenti/greenwashing-influencers-al-soldo-delle-7-sorelle

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Sentadas num fio
estão cinco andorinhas
fugidas do frio

Eugénia Tabosa