Um oceano de cobiça | DW Documentário

Que sequelas teria a mineração no fundo do mar? Uma expedição às planícies abissais do Pacífico investiga esta questão. Em terra, a extração de matérias primas implica geralmente em efeitos negativos para o entorno e o ser humano.

As profundezas marinhas guardam grandes quantidades de valiosos metais como manganês, cobalto, níquel e cobre. Geralmente se apresentam como nódulos de 1 a 20 centímetros, formados ao longo de milhões de anos. Um cientista os denominou “baterias em pedra”. Para a indústria mineradora são uma enorme tentação. Tecnicamente, é hoje possível coletar esses nódulos do fundo do mar; a pergunta é se tudo o que é tecnicamente possível e economicamente atrativo é também recomendável desde outros pontos de vista. Este debate divide também os cientistas a bordo do barco Island Pride. Participam em uma expedição às profundidades oceânicas que investiga as consequências dessa mineração marinha. Que efeitos implicam a extração desses apreciados metais do fundo do mar? Se destruirá o frágil equilíbrio submarino?

O repórter Michael Stocks e seu câmara passaram várias semanas a bordo do navio científico, desde o qual os investigadores observavam o trabalho de uma gigantesca máquina coletora subaquática.

À vista da massiva contaminação dos oceanos, a agressiva atividade extrativista nas praias e a pesca excessiva em todos os mares, podemos aceitar também a exploração em escala industrial dos fundos do mar?

>> Veja o documentário (em espanhol) aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=c56eg0hOLuw

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

na rua deserta
brincadeira de roda
vento se sujando de terra

Alonso Alvarez